EXPLORANDO A GENÉTICA NA SALA DE AULA: PROPONDO UMA AULA EXPERIMENTAL SOBRE A EXTRAÇÃO DE DNA BUCAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

Autores

  • Tiago Maretti Gonçalves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18051

Palavras-chave:

Aula prática. DNA. Experimentação. Genética.

Resumo

Esse artigo buscou propor uma atividade alternativa de ensino baseada na experimentação científica no que tange a extração de DNA da boca utilizando materiais caseiros. A atividade em questão possui como eixo norteador o ensino e aprendizagem de temas de Genética (estrutura e função do ácido desoxirribonucleico – DNA) na disciplina de Ciências e Biologia, aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio, respectivamente. Empregando uma metodologia simples e com materiais alternativos, o protocolo poderá ser feito dentro de sala de aula utilizando como insumos: copos descartáveis, colheres de chá, detergente, sal de cozinha, água e enxaguante bucal colorido. Com principal resultado, o protocolo em questão permite obter o DNA extraído da boca dos alunos, visualizando-se ao final como um aglomerado de moléculas (DNA + proteínas) que se assemelham a nuvens finas com coloração esbranquiçada no interior do copo. A atividade supracitada, em conjunto com o envolvimento dos alunos e as discussões mediadas por meio do professor, irá facilitar a aprendizagem da temática abordada, tornando-a menos abstrata, favorecendo-se de maneira mais efetiva a assimilação do conhecimento trabalhando no aluno a experimentação científica e proposição de hipóteses.

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Biografia do Autor

Tiago Maretti Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências (Genética Evolutiva e Biologia Molecular), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar –SP). 

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

Gonçalves, T. M. (2025). EXPLORANDO A GENÉTICA NA SALA DE AULA: PROPONDO UMA AULA EXPERIMENTAL SOBRE A EXTRAÇÃO DE DNA BUCAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 304–314. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18051