CONTRIBUIÇÕES DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE SANTO ÂNGELO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13121Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Educação Básica. Experimentação.Resumo
Tradicionalmente, a Biologia tem sido ensinada como um conjunto de fatos, descrição de fenômenos, enunciados e conceitos a decorar, sendo característica predominante desse ensino a passividade física e intelectual dos alunos. O ensino de Ciências Naturais e Biologia, em sua fundamentação teórica, requer uma relação constante entre a teoria e a prática, entre conhecimento cientifico e senso comum. Estas articulações são de extrema importância, uma vez que as disciplinas de Ciências e Biologia encontram-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos. Este trabalho teve como objetivo, por meio de uma pesquisa em uma escola estadual apresentar como as aulas práticas de biologia podem ser mais proveitosas para os alunos em termos de aquisição de conhecimento. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Dr.º Augusto Nascimento e Silva , Santo Ângelo, RS para um total de doze alunos utilizando o tema bactérias, foi aplicado um questionário antes para analisar o conhecimento prévio do aluno, e após uma aula pratica foi aplicado o mesmo questionário visando analisar o quanto o aluno aprendeu com a aula pratica. Após analisar os resultado dos dois questionário, foi possível concluir que os alunos tem noção das bactérias porém não conseguem relaciona-las com seu dia a dia, foi possível perceber que os alunos tem muito interesse pelas praticas, mas que uma pequena minoria dos docentes utilizam –se dessa didática em suas aulas, por mais que sabem da grande importância das aulas praticas na disciplina de biologia.
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