A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A CERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADA MARIA DO CÉU PEREIRA FERNANDES NO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN

Autores

  • Paulo César Adelino dos Santos Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5373

Palavras-chave:

Ensino religioso. Tratamento didático. Reflexões docentes.

Resumo

 O presente artigo discorre sobre a percepção dos professores a cerca da prática pedagógica na disciplina ensino religioso na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes no município de Goianinha-RN. Teve como objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas e como os docentes veem o desenvolvimento da disciplina em sala de aula, já que com a temática do ensino religioso devemos lutar contra a intolerância religiosa, a formação deficiente dos professores para a disciplina, além da falta de recursos nas escolas públicas. Assim, buscou-se ouvir os docentes para que, através de sua percepção, pudéssemos nortear os planejamentos de ensino e obter melhores resultados a cerca da assimilação dos educandos sobre as temáticas do ensino religioso. Fundamentamos essas percepções a luz de teóricos e documentos norteadores da educação básica brasileira.

Biografia do Autor

Paulo César Adelino dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciencias da Educação pela Veni Creator Christian University, Mestre em Ciências da Educação pela UNASUR, especialista em Gestão Escolar e Coordenação pedagógica pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia, História do RN pela UNP e Psicopedagogia clínica e institucional pela UNIFACEX, graduado em Pedagogia pela UVA e Geografia pela UNP, Professor na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes e na Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa em Goianinha-RN. Pesquisador das áreas de educação religiosa, história do RN, formação de professores.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora de cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Veni Creator Christian University, pesquisadora em formação de professores, tratamento didático, letramento e outras áreas ligadas a Educação. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Experiência na área de ensino em Educação e Saúde com os seguintes componentes curriculares: Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia do Trabalho Científico e Estágio Supervisionado em ensino de Ciências e Biologia, Pesquisa (Ensino, Extensão e Seminário), Embriologia, Histologia, Citologia, Genética, Bioquímica, e Botânica. Experiência na pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde, Botânica, Sementes, Cactaceae, Euphorbiaceae, Fisiologia, Bioquímica, Germinação, Dormência e Citogenética de Plantas.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Santos, P. C. A. dos ., & Martins, M. T. C. S. . (2022). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A CERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADA MARIA DO CÉU PEREIRA FERNANDES NO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 106–122. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5373