RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rafael Chaves da Luz Universidade Estadual do Maranhão- UEMA
  • Raimundo José Barbosa Brandão Universidade Estadual do Maranhão- UEMA
  • Natarsia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8736

Palavras-chave:

Ensino da álgebra. Matemática. Semiótica.

Resumo

Este estudo, aborda os registos de representação semiótica no ensino de Álgebra a partir da resolução de problemas, tem como objetivo discutir as contribuições desses registros no nono ano do ensino fundamental. Destaca-se a importância do modo como os conceitos iniciais de Álgebra têm sido construídos e a necessidade de promover reflexões aos professores sobre a metodologia de ensino por resolução de problemas para alcançar resultados relevantes no desenvolvimento da capacidade de compreensão de conceitos matemáticos. A pesquisa apresenta natureza qualitativa com intervenção. Foi realizada em uma escola pública estadual no município de São Miguel, estado do Tocantins, com intuito de investigar a aprendizagem dos alunos no uso didático da conversão, ou seja, da mudança de um registro em outros registros e, tratamento, que consiste numa operação dentro do próprio registro. O estudo permitiu verificar as dificuldades dos estudantes no aprendizado da Álgebra e de suas representações, bem como as da sua aplicação no dia a dia. Com isso, pôde-se levar adiante a reflexão quanto às metodologias utilizadas pelos professores, contribuindo para uma interlocução criativa que permitisse o avanço na direção dos objetivos que se propõe o ensino da Álgebra. Os dados foram analisados por tratamento estatístico.

Biografia do Autor

Rafael Chaves da Luz, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Mestre em Matemática. Especialização em Matemática – formação de professores, Professor da rede pública do Estado do Maranhão.

Raimundo José Barbosa Brandão, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Doutor em Educação Matemática, professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação:  Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional/PROFMAT. Docente do Programa de Doutorado em Educação em Ciência e Matemática da REAMEC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino da Matemática e suas Tecnologias/ GEPEMATEC. 

Natarsia Camila Luso Amaral, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Mestra em Educação. Especialista em metodologia do Ensino de Matemática. Especialista em Educação Matemática. Professora da Educação Básica da rede municipal de São José de Ribamar. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino da Matemática e suas Tecnologias/GEPEMATEC. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Luz, R. C. da, Brandão, R. J. B. ., & Amaral, N. C. L. . (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 63–80. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8736