ENSINO E INTEGRAÇÃO DA IA NO AMBIENTE ESCOLAR - BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES

Autores

  • Raimundo Cazuza da Silva Neto UEMA
  • Raimundo José Barbosa Brandão UNIBAN
  • Luiz Cezar Nacif Júnior Rede Estadual do Rio de Janeiro
  • Adriano de Sousa Sá IFRJ
  • Adryana Guilhermina Freire Cazuza UNOPAR
  • Waldyr Collares Costa Neto Silva UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18328

Palavras-chave:

Inteligência. Artificial. Escola.

Resumo

O presente trabalho visa ao longo de seus conteúdos abordar sobre a utilização da inteligência artificial no ambiente escolar. Concedendo aos leitores uma compreensão de como a (I.A) vem sendo inserida no ambiente das escolas, assim como nas metodologias de ensino. O objetivo geral da pesquisa consiste em descrever como a inteligência artificial vem sendo utilizado no campo educacional. Quanto aos objetivos específicos, eles são: destacar as principais características da inteligência artificial; abordar sobre a introdução da (I.A) na escola; avaliar os aspectos mais importantes da utilização dos recursos de (I.A) pelos docentes. No campo metodológico realizou-se uma revisão de literatura, destacando alguns dos principais conceitos e análises de autores renomados publicados ao longo dos últimos 10 anos. Pode-se observar ao longo dos conteúdos apresentados que a inteligência artificial se faz uma importante aliada dos professores, assim como das escolas no processo educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Raimundo Cazuza da Silva Neto, UEMA

Doutorando em Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática, UEMA, São Luís, Maranhão, Brasil. Professor de Matemática e Física da Rede Estadual do Maranhão.

Raimundo José Barbosa Brandão, UNIBAN

Orientador, Doutor em Educação Matemática – UNIBAN, professor da  Universidade Estadual  do  Maranhão – UEMA.

Luiz Cezar Nacif Júnior, Rede Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção (PEP) Pela COPPE-UFRJ (2018) e Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2022), Professor de Matemática e Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro-RJ.

Adriano de Sousa Sá, IFRJ

Doutorando Profissional em Ensino de Ciências pelo IFRJ, professor de Física da Rede Estadual de Minas Gerais-MG.

Adryana Guilhermina Freire Cazuza, UNOPAR

Farmacêutica, Pedagoga e Especialista em Farmácia Clínica e prescrição Farmacêutica pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Waldyr Collares Costa Neto Silva, UEMA

Mestre Profissional em Matemática ( UEMA), Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

Silva Neto, R. C. da, Brandão, R. J. B., Nacif Júnior, L. C., Sá, A. de S., Cazuza, A. G. F., & Silva, W. C. C. N. (2025). ENSINO E INTEGRAÇÃO DA IA NO AMBIENTE ESCOLAR - BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1533–1545. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18328