OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS REPETITIVAS E RECURSIVAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.965Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem, Sequências repetitivas e recursivas, Ensino de matemática.Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Sequências Numéricas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uso de Objetos de Aprendizagem (OAs). O objetivo é apresentar a utilização de dois Objetos de Aprendizagem que abordam conceitos de sequências repetitivas e recursivas, como forma de auxiliar o planejamento do professor de Matemática dos anos iniciais. A metodologia deste trabalho teve uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, em que se realizou um mapeamento de alguns Objetos de Aprendizagem do repositório Mídias Digitais para a Matemática (MDMat) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), devido ao seu livre acesso pela comunidade acadêmica, bem como sua possibilidade de reprodução por outros pesquisadores e professores da Educação Básica. Este repositório apresenta OAs com grande potencial para alavancar o pensamento algébrico dos alunos por meio do desenvolvimento de seu raciocínio lógico e geométrico. Espera-se contribuir com o planejamento docente no que concerne à construção de uma aprendizagem efetiva por meio da implementação de tecnologias digitais no Ensino de Matemática. Pretende-se, a posteriori, investigar outros tipos de OAs e realizar uma formação voltada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Fortaleza – CE, buscando validar tais recursos como proposta didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY