A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fábio Mendes Ramos
  • Cristiane Aparecida Lisboa Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Daniel Martins Nunes Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1463

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Formação de Professores. Funções Trigonométricas. GeoGebra.

Resumo

A técnica de ensino escolhida como objeto de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho é a aplicada nos laboratórios e oficinas escolares, nos quais há a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos para ensino da disciplina de matemática. Tal técnica permite ao professor conduzir as aulas de maneira dinâmica instigando a curiosidade e prendendo a atenção dos alunos, aprofundando assim os conceitos que estão sendo trabalhados teoricamente em sala de aula. Visto que tais técnicas de ensino possuem um papel fundamental na educação é necessário compreender o lugar que as mesmas devem ocupar no processo pedagógico. Nesse sentido apresenta-se aqui uma pesquisa sobre a utilização do Software GeoGebra no Ensino de Funções Trigonométricas na Educação Básica a fim de elaborar propostas que possam colaborar com o uso desse recurso em sala de aula apresentando condições favoráveis ao ensino aprendizagem. Para tanto faz-se nesta uma breve discussão sobre o uso de tecnologias no Ensino da Matemática e desafios nesse encontrados, como: a formação de professores e suas atuações na profissão, Ensino de Funções Trigonométricas e uso do Software GeoGebra. A pesquisa foi classificada como qualitativa embasada na opinião de pesquisadores sobre a utilização das inovações tecnológicas na Educação Básica.

Biografia do Autor

Fábio Mendes Ramos

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas e graduação em Matemática pela UNIMONTES. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia   do Norte de Minas Gerais - IFNMG, com experiência na docência do Ensino Básico, Técnico e Superior. Pesquisador na área de Educação Matemática, Objetos de Aprendizagem e Tecnologia no Ensino.  E-mail: fabio.ramos@ifnmg.edu.br.

 

Cristiane Aparecida Lisboa, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. E-mail: lisboacristiane@yahoo.com.br.

Daniel Martins Nunes, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSCar. Mestre em Matemática pela UESB e graduação em Licenciatura em Matemática pela Unimontes. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG, com experiência na docência do Ensino Básico, Técnico e Superior. Pesquisador na área de Educação Matemática e Tecnologia no Ensino. E-mail: daniel.nunes@ifnmg.edu.br.

Downloads

Publicado

07/06/2021

Como Citar

Ramos, F. M. ., Lisboa, C. A. ., & Nunes, D. M. . (2021). A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1217–1227. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1463