O USO DO APP GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES AFINS, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13547Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Tecnologias. Geogebra. Funções Afins.Resumo
A utilização de tecnologias no contexto educacional é uma escolha promissora para os educadores. Entre as diversas opções disponíveis, destaca-se o uso específico de aplicativos móveis, como o GeoGebra. Por outro lado, o ensino de Matememática, em especial de Funções apresenta grandes desafios por parte de alunos e professores. Dessa forma, este trabalho apresentou como objetivo geral: Identificar os benefícios oriundos da utilização do aplicativo GeoGebra no ensino de conceitos associados à função afim para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada no município de Floriano, no Piauí. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, tendo como instrumentos a observação participante e o registro fotográfico de uma oficina que versou sobre a utilização do App Geogebra no estudo de tópicos de funções afins. Os estudos mostraram que a utilização, orientada e planejada do Geogebra pode contribuir de maneira significativa no ensino da Matemática. A utilização da referida TIC foi eficaz no estudo realizado, revelando melhorias na compreensão dos conceitos, autonomia, comunicação e colaboração em grupo, promovendo, portanto, uma aprendizagem significativa de funções afins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY