O USO DO APP GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES AFINS, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carolyne Oliveira Mendes IFPI
  • Mariellen Simões de Carvalho Miranda IFPI
  • Neyvaldino Fernandes de Oliveira Neto IFPI
  • Victor Hugo Fonseca Moura IFPI
  • Gildon César de Oliveira IFPI
  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13547

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Tecnologias. Geogebra. Funções Afins.

Resumo

A utilização de tecnologias no contexto educacional é uma escolha promissora para os educadores. Entre as diversas opções disponíveis, destaca-se o uso específico de aplicativos móveis, como o GeoGebra. Por outro lado, o ensino de Matememática, em especial de Funções apresenta grandes desafios por parte de alunos e professores. Dessa forma, este trabalho apresentou como objetivo geral: Identificar os benefícios oriundos da utilização do aplicativo GeoGebra no ensino de conceitos associados à função afim para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada no município de Floriano, no Piauí. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, tendo como instrumentos a observação participante e o registro fotográfico de uma oficina que versou sobre a utilização do App Geogebra no estudo de tópicos de funções afins. Os estudos mostraram que a utilização, orientada e planejada do Geogebra pode contribuir de maneira significativa no ensino da Matemática. A utilização da referida TIC foi eficaz no estudo realizado, revelando melhorias na compreensão dos conceitos, autonomia, comunicação e colaboração em grupo, promovendo, portanto, uma aprendizagem significativa de funções afins.

Biografia do Autor

Carolyne Oliveira Mendes, IFPI

Licencianda em Matemática – IFPI, Campus Floriano. 

Mariellen Simões de Carvalho Miranda, IFPI

Licencianda em Matemática – IFPI, Campus Floriano. 

Neyvaldino Fernandes de Oliveira Neto, IFPI

Licenciando em Matemática – IFPI, Campus Floriano. 

Victor Hugo Fonseca Moura, IFPI

Licenciando em Matemática – IFPI, Campus Floriano. 

Gildon César de Oliveira, IFPI

Mestre em Educação a Distância – IFPI, Campus Floriano. 

André Luiz Ferreira de Carvalho Melo, IFPI

Doutor em Engenharia de Materiais – IFPI, Campus Floriano. 

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Mendes, C. O., Miranda, M. S. de C., Oliveira Neto, N. de, Moura, V. H. F., Oliveira, G. de, & Melo, A. L. F. de C. (2024). O USO DO APP GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES AFINS, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1282–1291. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13547