A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, INOVAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17669

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação Matemática. Metodologias Ativas. Tecnologias Educacionais. Políticas Públicas.

Resumo

A formação de professores de Matemática no Brasil, especialmente no contexto amazônico, enfrenta desafios complexos que envolvem metodologias pedagógicas tradicionais, dificuldades estruturais e desigualdades regionais. A pesquisa investiga como novas metodologias, tecnologias e políticas educacionais podem contribuir para uma formação docente mais eficiente e alinhada às especificidades regionais. O objetivo geral consiste em analisar as inovações pedagógicas, políticas de gestão e abordagens metodológicas que impactam a preparação dos futuros professores de Matemática, com foco no contexto amazônico. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e método dedutivo, permitindo a análise crítica de práticas pedagógicas e políticas públicas. Os resultados obtidos revelaram que metodologias ativas, como resolução de problemas e gamificação, aliadas ao uso de tecnologias digitais, potencializam o ensino e a aprendizagem da Matemática. Além disso, políticas educacionais eficazes, como programas de formação continuada e valorização profissional, foram identificadas como elementos essenciais para a transformação do cenário educacional. Observou-se ainda a importância de integrar saberes locais e práticas pedagógicas contextualizadas, valorizando a cultura amazônica e fortalecendo o papel dos docentes como agentes de transformação. Conclui-se que a articulação entre inovação metodológica, uso de tecnologias e políticas públicas estruturadas é fundamental para a formação de professores de Matemática, proporcionando soluções concretas para os desafios enfrentados na Amazônia e no Brasil.

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Biografia do Autor

Jônatas dos Santos Bezerra, FACULESTE

Especialista em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela FACULESTE. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil.  ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0364-3522.

Clodoaldo Matias da Silva, FACULESTE

Mestrando em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Ensino de Filosofia, Sociologia e História; Neuropsicopedagogia e Psicanalise Clínica; e, Cultura Indígena e Afro-brasileira pela FACULESTE. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3923-8839. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Bezerra, J. dos S., & Silva, C. M. da. (2024). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, INOVAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3114–3130. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17669