O EMPREGO DE CALCULADORAS CIENTÍFICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12730Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Revisão Sistemática. Calculadora Científica.Resumo
O uso de tecnologias no processo educativo se apresenta como uma excelente opção por parte de educadores. Dentre as inúmeras possibilidades, merece destaque o uso direcionado de calculadoras científicas nas aulas de matemática. Dessa forma, este trabalho apresentou como objetivo geral: realizar uma revisão sistemática acerca do uso de calculadora científica no ensino de matemática. Metodologia: Foi realizada um estudo de Revisão de Literatura Especializado do tipo Revisão Sistemática, nos meses de agosto e setembro de 2023 por meio de consulta de artigos na base de dados Web of Science, utilizando-se descritores: Scientific calculator, Teaching Mathematics. A pesquisa teve como critério de exclusão: Ser publicado anteriormente ao ano de 2013, teses, dissertações. Foram encontrados 43 artigos, sendo 29 aceitos no estudo pelos critérios de inclusão. As principais categorias WoS relacionadas aos estudos são Education Educational Research (27,6%) e Education Scientific Disciplines (27,6%). A pesquisa revelou que o Brasil não apresenta trabalhos internacionais envolvendo a temática, que tem como países destaque Malásia (27,6%) e Estados Unidos (27,6%). 55,2% dos trabalhos apresentados são artigos de revistas e apresentam como principal área Educação/Pesquisa Educacional (55,2%). Os resultados obtidos neste levantamento apontam para uma gama de possibilidades envolvendo pesquisas educacionais abordando o uso de calculadora científica em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY