O EMPREGO DE CALCULADORAS CIENTÍFICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • George Benvindo de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Creyton Borges Rocha  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • André Francisco Coelho Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12730

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Revisão Sistemática. Calculadora Científica.

Resumo

O uso de tecnologias no processo educativo se apresenta como uma excelente opção por parte de educadores. Dentre as inúmeras possibilidades, merece destaque o uso direcionado de calculadoras científicas nas aulas de matemática. Dessa forma, este trabalho apresentou como objetivo geral: realizar uma revisão sistemática acerca do uso de calculadora científica no ensino de matemática. Metodologia: Foi realizada um estudo de Revisão de Literatura Especializado do tipo Revisão Sistemática, nos meses de agosto e setembro de 2023 por meio de consulta de artigos na base de dados Web of Science, utilizando-se descritores: Scientific calculator, Teaching Mathematics.  A pesquisa teve como critério de exclusão: Ser publicado anteriormente ao ano de 2013, teses, dissertações. Foram encontrados 43 artigos, sendo 29 aceitos no estudo pelos critérios de inclusão. As principais categorias WoS relacionadas aos estudos são Education Educational Research (27,6%) e Education Scientific Disciplines (27,6%). A pesquisa revelou que o Brasil não apresenta trabalhos internacionais envolvendo a temática, que tem como países destaque Malásia (27,6%) e Estados Unidos (27,6%). 55,2% dos trabalhos apresentados são artigos de revistas e apresentam como principal área Educação/Pesquisa Educacional (55,2%). Os resultados obtidos neste levantamento apontam para uma gama de possibilidades envolvendo pesquisas educacionais abordando o uso de calculadora científica em sala de aula.

Biografia do Autor

George Benvindo de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduado —  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI, Campus Floriano. 

Creyton Borges Rocha,  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Floriano.

André Francisco Coelho Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI, Campus Floriano. 

André Luiz Ferreira de Carvalho Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Floriano. 

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Almeida, G. B. de, Rocha, C. B., Castro, A. F. C., & Melo, A. L. F. de C. (2024). O EMPREGO DE CALCULADORAS CIENTÍFICAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 224–231. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12730