O USO DO JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICA, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13696Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Ludicidade. Jogo da Memória. Funções.Resumo
Ao olhar para o atual contexto social, percebe-se que a Matemática é crucial para a construção da sociedade, integrando-se a diversas linguagens, inclusive social e escrita. Entretanto, o seu ensino enfrenta alguns dilemas e desafios que, requerem da comunidade científica atenção e estudos. Mais especificamente, se faz necessário o surgimento/validação de ferramentas e atividades que possam contribuir para o ensino de conceitos básicos matemáticos, merecendo destaque o estudo de funções. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: Identificar as contribuições do uso do jogo da memória no ensino de funções quadráticas a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, o trabalho consistiu em uma Pesquisa de Campo cuja forma de abordagem foi qualitativa, feita por meio de um estudo de caso com 34 (trinta e quatro) alunos do 1º ano do Ensino Médio tendo como instrumentos a Observação Participante e o registro fotográfico. Os resultados indicaram que o uso do Jogo da Memória foi um valioso aliado no ensino de Matemática, especialmente para Funções Quadráticas. Os alunos participaram ativamente, revelando interesse e vencendo dificuldades, assumindo o protagonismo do processo educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY