O USO DO JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICA, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elane Pereira Nunes Instituto Federal do Piauí, IFPI
  • Felipe Neres Avelino Instituto Federal do Piauí, IFPI
  • Deilson da Silva Sousa Instituto Federal do Piauí, IFPI
  • Lauro Rodrigues de Araujo Instituto Federal do Piauí, IFPI
  • Gildon César de Oliveira Instituto Federal do Piauí, IFPI
  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo Instituto Federal do Piauí, IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13696

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Ludicidade. Jogo da Memória. Funções.

Resumo

Ao olhar para o atual contexto social, percebe-se que a Matemática é crucial para a construção da sociedade, integrando-se a diversas linguagens, inclusive social e escrita. Entretanto, o seu ensino enfrenta alguns dilemas e desafios que, requerem da comunidade científica atenção e estudos. Mais especificamente, se faz necessário o surgimento/validação de ferramentas e atividades que possam contribuir para o ensino de conceitos básicos matemáticos, merecendo destaque o estudo de funções. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: Identificar as contribuições do uso do jogo da memória no ensino de funções quadráticas a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, o trabalho consistiu em uma Pesquisa de Campo cuja forma de abordagem foi qualitativa, feita por meio de um estudo de caso com 34 (trinta e quatro) alunos do 1º ano do Ensino Médio tendo como instrumentos a Observação Participante e o registro fotográfico. Os resultados indicaram que o uso do Jogo da Memória foi um valioso aliado no ensino de Matemática, especialmente para Funções Quadráticas. Os alunos participaram ativamente, revelando interesse e vencendo dificuldades, assumindo o protagonismo do processo educativo.

Biografia do Autor

Elane Pereira Nunes, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Licencianda em Matemática   IFPI, Campus Floriano. 

Felipe Neres Avelino, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Licenciando em Matemática – IFPI, Campus Floriano. 

Deilson da Silva Sousa, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Licenciando em Matemática IFPI, Campus Floriano. 

Lauro Rodrigues de Araujo, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Licenciando em Matemática IFPI, Campus Floriano.

Gildon César de Oliveira, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Mestre e Tecnologias na Educação – IFPI, Campus Floriano  

André Luiz Ferreira de Carvalho Melo, Instituto Federal do Piauí, IFPI

Doutor em Engenharia de Materiais – IFPI, Campus Floriano.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Nunes, E. P., Avelino, F. N., Sousa, D. da S., Araujo, L. R. de, Oliveira, G. de, & Melo, A. L. F. de C. (2024). O USO DO JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICA, UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2496–2503. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13696