EXPLORANDO O PLANO CARTESIANO COM JOGOS DIGITAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O PUZZLE COLOR NO GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20247Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Ensino de Matemática. GeoGebra. Jogos digitais. Plano cartesiano.Resumo
A pesquisa investiga o uso de jogos digitais como estratégia didática para o ensino do plano cartesiano, com foco na aplicação do Puzzle Color no ambiente GeoGebra em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo estabelece como objetivo analisar de que forma a integração entre ludicidade e tecnologia pode favorecer a aprendizagem significativa dos conceitos relacionados às coordenadas cartesianas. Adota-se uma abordagem qualitativa, com base em uma sequência didática estruturada em seis aulas, elaborada para explorar de modo progressivo e interativo as propriedades do plano cartesiano. A coleta de dados ocorre por meio da observação direta das interações dos estudantes com a ferramenta, com atenção especial aos registros das estratégias de resolução, verbalizações espontâneas e manipulações gráficas realizadas durante as atividades. A análise dos dados evidencia que os alunos demonstram progressiva apropriação dos conceitos de localização, deslocamento, simetria e organização espacial, revelando compreensão ativa dos elementos do sistema cartesiano. O uso do jogo digital, associado ao planejamento didático reflexivo, contribui para ampliar o envolvimento dos estudantes, promover a retenção dos conteúdos e estimular o raciocínio geométrico. A experiência didática revela-se uma prática pedagógica inovadora e viável, integrando visualização gráfica, ludicidade e formalização conceitual. A pesquisa conclui preliminarmente que o uso do Puzzle Color no GeoGebra favorece a aprendizagem de conteúdos geométricos ao proporcionar desafios significativos, exploráveis em contextos interativos e mediados por intencionalidade docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY