EXPLORANDO O PLANO CARTESIANO COM JOGOS DIGITAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O PUZZLE COLOR NO GEOGEBRA

Autores

  • Pedro Paulo de Oliveira Pereira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20247

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Ensino de Matemática. GeoGebra. Jogos digitais. Plano cartesiano.

Resumo

A pesquisa investiga o uso de jogos digitais como estratégia didática para o ensino do plano cartesiano, com foco na aplicação do Puzzle Color no ambiente GeoGebra em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo estabelece como objetivo analisar de que forma a integração entre ludicidade e tecnologia pode favorecer a aprendizagem significativa dos conceitos relacionados às coordenadas cartesianas. Adota-se uma abordagem qualitativa, com base em uma sequência didática estruturada em seis aulas, elaborada para explorar de modo progressivo e interativo as propriedades do plano cartesiano. A coleta de dados ocorre por meio da observação direta das interações dos estudantes com a ferramenta, com atenção especial aos registros das estratégias de resolução, verbalizações espontâneas e manipulações gráficas realizadas durante as atividades. A análise dos dados evidencia que os alunos demonstram progressiva apropriação dos conceitos de localização, deslocamento, simetria e organização espacial, revelando compreensão ativa dos elementos do sistema cartesiano. O uso do jogo digital, associado ao planejamento didático reflexivo, contribui para ampliar o envolvimento dos estudantes, promover a retenção dos conteúdos e estimular o raciocínio geométrico. A experiência didática revela-se uma prática pedagógica inovadora e viável, integrando visualização gráfica, ludicidade e formalização conceitual. A pesquisa conclui preliminarmente que o uso do Puzzle Color no GeoGebra favorece a aprendizagem de conteúdos geométricos ao proporcionar desafios significativos, exploráveis em contextos interativos e mediados por intencionalidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo de Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Licenciatura em Matemática - Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 2016. Orcid: https://orcid.org/009-0003-7788-1352.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Pereira, P. P. de O. (2025). EXPLORANDO O PLANO CARTESIANO COM JOGOS DIGITAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O PUZZLE COLOR NO GEOGEBRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 249–266. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20247