ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS AO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Soliesandro Pamplona Pinheiro Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20745

Palavras-chave:

Ensino da Matemática. Tecnologias digitais. Metodologias ativas. Mediação docente. Estratégias pedagógicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais no ensino da Matemática, com ênfase nas metodologias ativas e no papel do professor como mediador do processo de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamenta-se em autores como Valente, Papert, Kenski, Moran e Bacich, além de diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que o uso de recursos digitais, quando articulado a práticas pedagógicas intencionais, contribui para a promoção da autonomia, do raciocínio lógico e da resolução de problemas. Destacam-se estratégias como a sala de aula invertida, o ensino híbrido, o uso de jogos digitais e a aprendizagem baseada em problemas. Conclui-se que a integração das tecnologias ao ensino da Matemática exige formação docente contínua, planejamento didático e mediação crítica, a fim de garantir uma aprendizagem significativa e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soliesandro Pamplona Pinheiro, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Pinheiro, S. P., & Montenegro, R. K. A. (2025). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS AO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2995–3009. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20745