PEDAGOGIA DE PROJETOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: FORMAÇÃO E EFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.17857Palavras-chave:
Aprendizagem Interdisciplinar. Identidade Cultural. Valorização Comunitária.Resumo
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada na Pedagogia de Projetos. O objetivo central foi analisar a eficácia do Projeto “Campinhos Nosso Canto” na promoção da aprendizagem interdisciplinar e no desenvolvimento integral dos estudantes. Realizado na Escola Municipal de Educação Básica Sabino Romariz, em Pariconha-AL, o estudo investigou o impacto de atividades externas à valorização da história e cultura locais. A metodologia incluiu a coleta de dados primários e secundários, utilizando ferramentas como questionários e entrevistas semiestruturadas, organizadas em cinco etapas: pesquisa documental, entrevistas com a comunidade, organização de eventos culturais, visitas guiadas a locais históricos e oficinas criativas. Participaram da pesquisa alunos do Ensino Fundamental II, professores de diversas disciplinas, a equipe gestora e membros da comunidade, totalizando 33 respondentes. Os resultados demonstram que a Pedagogia de Projetos contribuiu para a construção de uma aprendizagem significativa, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo o protagonismo estudantil. Além disso, o projeto fomentou o senso de pertencimento, a preservação da memória coletiva e o fortalecimento da identidade cultural local. As atividades possibilitaram o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades interdisciplinares, alinhando-se às diretrizes da BNCC e às demandas da educação contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY