PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Lucineide Benevides de Melo Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17686

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Práticas pedagógicas. Recursos educacionais.

Resumo

O artigo investiga as percepções dos professores sobre os desafios, estratégias e recursos necessários para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas. A partir de relatos qualitativos, foram identificados avanços, como o uso de jogos, atividades lúdicas e ferramentas visuais, mas também barreiras, como a falta de formação continuada, sobrecarga de trabalho e ausência de recursos pedagógicos e tecnológicos adequados. Os professores destacaram a importância do apoio especializado, de infraestrutura acessível e de parcerias entre escola e família para melhorar o atendimento aos alunos com NEE. Baseado em estudos como os de Bezerra e Silva (2019) e Teles (2019), o artigo reforça que a formação docente e o suporte institucional são essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes. Conclui-se que a inclusão só será efetiva com políticas educacionais que garantam suporte integral aos professores e respeitem a diversidade.

Biografia do Autor

Lucineide Benevides de Melo, Creator Christian University

Mestranda pela Veni Creator Christian University – 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Doutora em Ciências da Educação - Professora Orientadora pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Melo, L. B. de, & Montenegro, R. K. A. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 715–732. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17686