ANALISAR AS OBRAS: “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” (PAULO FREIRE), “ESCOLA E DEMOCRACIA” (DERMEVAL SAVIANI) E, À LUZ DESTAS ARGUMENTAR A RESPEITO DE “COMO A EDUCAÇÃO PODE POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15686Palavras-chave:
Educação. Transformação social. Diálogo libertador. Conscientização. oprimidos. Relação de poder. Desigualdade. Injustiça.Resumo
A educação é um instrumento de transformação social, capaz de moldar mentes, inspirar mudanças e impulsionar o progresso de uma sociedade. Paulo Freire e Dermeval Saviani, dois importantes educadores brasileiros, são reconhecidos por suas obras inovadoras e visionárias que abordam a educação como uma potencializadora da transformação social. Paulo Freire critica a educação bancária, na qual o educador é o detentor do conhecimento e os educandos são meros receptáculos passivos. O diálogo libertador representa uma ruptura com a cultura do silêncio imposta aos oprimidos. O diálogo libertador surge para ser mais do que uma simples troca de palavras; é uma abertura para a compreensão crítica da realidade. Ao promover o diálogo libertador, Paulo Freire permite que os oprimidos reconheçam sua condição e percebem que são capazes de transformar a realidade que envolve. O diálogo se torna-se sujeitos ativos no processo educativo, afetando a relação horizontal entre os educadores e os educandos. Paulo Freire conceito de conscientização é a processo como os indivíduos adquirem uma consciência crítica de sua realidade, envolvendo a compreensão das relações de poder e sociais presentes na sociedade. A conscientização é aprofundada por diálogo e reflexão crítica quanto às experiências de vida dos educandos, o que enxergará a posição como oprimidos dentro de um contexto mais amplo de desigualdade e injustiça. A conscientização os encoraja a se envolver em ações transformadoras, enfrentando as injustiças e buscar soluções coletivas para os problemas enfrentados em suas comunidades. A práxis é outro conceito-chave na pedagogia de Freire, representando a união entre a teoria e a prática, onde a ação transformadora é baseada na reflexão crítica sobre a realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY