ANALISAR AS OBRAS: “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” (PAULO FREIRE), “ESCOLA E DEMOCRACIA” (DERMEVAL SAVIANI) E, À LUZ DESTAS ARGUMENTAR A RESPEITO DE “COMO A EDUCAÇÃO PODE POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”

Autores

  • Lucineide Benevides de Melo Veni Creator Christian University
  • José Ferreira da Silva Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15686

Palavras-chave:

Educação. Transformação social. Diálogo libertador. Conscientização. oprimidos. Relação de poder. Desigualdade. Injustiça.

Resumo

A educação é um instrumento de transformação social, capaz de moldar mentes, inspirar mudanças e impulsionar o progresso de uma sociedade. Paulo Freire e Dermeval Saviani, dois importantes educadores brasileiros, são reconhecidos por suas obras inovadoras e visionárias que abordam a educação como uma potencializadora da transformação social. Paulo Freire critica a educação bancária, na qual o educador é o detentor do conhecimento e os educandos são meros receptáculos passivos. O diálogo libertador representa uma ruptura com a cultura do silêncio imposta aos oprimidos. O diálogo libertador surge para ser mais do que uma simples troca de palavras; é uma abertura para a compreensão crítica da realidade. Ao promover o diálogo libertador, Paulo Freire permite que os oprimidos reconheçam sua condição e percebem que são capazes de transformar a realidade que envolve. O diálogo se torna-se sujeitos ativos no processo educativo, afetando a relação horizontal entre os educadores e os educandos. Paulo Freire conceito de conscientização é a processo como os indivíduos adquirem uma consciência crítica de sua realidade, envolvendo a compreensão das relações de poder e sociais presentes na sociedade. A conscientização é aprofundada por diálogo e reflexão crítica quanto às experiências de vida dos educandos, o que enxergará a posição como oprimidos dentro de um contexto mais amplo de desigualdade e injustiça. A conscientização os encoraja a se envolver em ações transformadoras, enfrentando as injustiças e buscar soluções coletivas para os problemas enfrentados em suas comunidades. A práxis é outro conceito-chave na pedagogia de Freire, representando a união entre a teoria e a prática, onde a ação transformadora é baseada na reflexão crítica sobre a realidade.

Biografia do Autor

Lucineide Benevides de Melo, Veni Creator Christian University

Mestrado em educação pela Veni Creator Christian University.

José Ferreira da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrado em educação pela Veni Creator Christian University.

 

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Melo, L. B. de, & Silva, J. F. da. (2024). ANALISAR AS OBRAS: “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” (PAULO FREIRE), “ESCOLA E DEMOCRACIA” (DERMEVAL SAVIANI) E, À LUZ DESTAS ARGUMENTAR A RESPEITO DE “COMO A EDUCAÇÃO PODE POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2396–2406. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15686