ESTRATÉGIAS E BARREIRAS NA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL

Autores

  • João Bosco Beserra Vanderley Universidade Estácio de Sá
  • Lucineide Benevides de Melo Veni Creator
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14797

Palavras-chave:

Educação Interdisciplinar. Universidades Públicas e Privadas. Inovação Educacional. Metodologias Integradas. Desafios Institucionais.

Resumo

Este artigo analisa as estratégias e desafios da educação interdisciplinar em universidades públicas e privadas no Brasil. Reconhecendo a importância de uma abordagem educacional que transcenda os limites tradicionais das disciplinas, o estudo compara como diferentes instituições implementam práticas interdisciplinares e enfrentam obstáculos estruturais, financeiros e culturais. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada em revisões bibliográficas e análises de programas educacionais, o estudo revela que tanto universidades públicas quanto privadas estão comprometidas com a promoção da interdisciplinaridade, apesar das diferenças em suas abordagens e contextos operacionais. Nas universidades públicas, os desafios incluem financiamento e regulamentação, enquanto as privadas focam em parcerias com o setor industrial e tecnológico para fomentar a inovação. A pesquisa conclui que, apesar das barreiras, a interdisciplinaridade é fundamental para preparar os estudantes para um mercado de trabalho dinâmico e interconectado, e oferece recomendações para superar os obstáculos identificados.

Biografia do Autor

João Bosco Beserra Vanderley, Universidade Estácio de Sá

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá, 2019. 

Lucineide Benevides de Melo, Veni Creator

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, 1992. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Vanderley, J. B. B., Melo, L. B. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). ESTRATÉGIAS E BARREIRAS NA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 784–799. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14797