LIMITES E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ESCOLARES ONLINE NA EDUCAÇÃO DIGITAL E SEUS RISCOS EMERGENTES

Autores

  • Miguel Angelo Freire UERJ
  • Andreia Barbosa Bastos Must University
  • Claudia Alves Menezes Must University
  • Josane Alves Fabricio Hainocz Must University
  • José Périto Leite Rodrigues da Silva Must University
  • Marcia Regina Luiz Must University
  • Valéria Corrêa Calixto Cabral Must University
  • Verônica Ribeiro da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20586

Palavras-chave:

Educação digital. Cidadania digital. Riscos emergentes. Práticas escolares. Mediação pedagógica.

Resumo

Este artigo discute os limites e possibilidades da educação digital, com foco nos riscos emergentes que afetam as práticas escolares online. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, considerando autores que tratam das metodologias ativas, da mediação pedagógica e da cultura digital crítica. São analisados os riscos relacionados à privacidade, à desinformação, ao cyberbullying e à precarização da mediação docente, bem como os desafios éticos e metodológicos da escolarização digital. O estudo também problematiza a ausência de políticas públicas de segurança digital e formação docente adequada para o uso pedagógico das tecnologias. A cidadania digital é apresentada como eixo transversal do currículo, exigindo ações integradas que articulem ética, criticidade e responsabilidade. Os resultados apontam que, apesar das limitações estruturais e formativas, o ambiente digital oferece potencialidades significativas para inovação pedagógica, desde que mobilizado com intencionalidade e protagonismo docente. Conclui-se que a construção de uma cultura digital educativa exige o envolvimento coletivo de professores, estudantes, famílias e gestores, além de investimentos contínuos em formação, infraestrutura e políticas públicas que reconheçam o direito à educação digital segura, ética e emancipadora.

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Biografia do Autor

Miguel Angelo Freire, UERJ

Especialista em Educação com Aplicação da Informática, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Andreia Barbosa Bastos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Claudia Alves Menezes, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Josane Alves Fabricio Hainocz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

José Périto Leite Rodrigues da Silva, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marcia Regina Luiz, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Valéria Corrêa Calixto Cabral, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Verônica Ribeiro da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

Freire, M. A., Bastos, A. B., Menezes, C. A., Hainocz, J. A. F., Silva, J. P. L. R. da, Luiz, M. R., … Silva, V. R. da. (2025). LIMITES E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ESCOLARES ONLINE NA EDUCAÇÃO DIGITAL E SEUS RISCOS EMERGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 465–472. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20586