A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10608Palavras-chave:
Pós-Modernismo. Tendências Pedagógicas e Reforma Educativa.Resumo
A educação em Angola tem sido um desafio para a sua afirmação a luz do que a pós-modernidade exige. A sua história exerce uma grande influência no contexto atual, sendo que os ensaios que se tem feito para o seu alinhamento com o que o momento exige, está a impor grandes esforços daqueles que têm a responsabilidade de adequar o nosso sistema de Ensino e Educação aos demais sistemas que estão em patamares mais ajustados ao pós-modernismo. De qualquer forma a globalização, na qual estamos todos mergulhados, força os sistemas de educação a se desfazerem do tradicionalismo e optarem por modelos ajustados ao contexto sem desvituarem a essência educacional para o progresso cultural, social, econômico, ético, deontológico, tecnológico, etc, das sociedades. Neste trabalho, o objetivo é espelhar os avanços bem como os desafios educativos que Angola tem estado a experimentar ao longo da sua história educativa, na base do levantamento dos modelos educativos. Para tal foi realizada uma resenha histórica e apresento aquilo que tem sido a opção para que o ensino angolano seja o que é hoje. Foram selecionados neste trabalho materiais bibliográficos bem direcionados como obras, diários, artigos científicos, Decretos, manuais e da legislação vigente.
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