EDUCAÇÃO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18065Palabras clave:
Tecnologias Educacionais. Ensino Fundamental. Gamificação. Cibercultura.Resumen
A integração da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na educação é essencial para tornar ensino e aprendizagem mais dinâmicos e interativos, facilitando o acesso à informação e personalizando o aprendizado de acordo com as necessidades individuais dos alunos. O objetivo geral é analisar como recursos tecnológicos facilitam o ensino-aprendizagem no ensino fundamental, promovendo engajamento, interação, eficiência pedagógica e desenvolvimento de competências. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa sobre o papel das tecnologias educacionais no ensino-aprendizagem. Foram analisadas fontes acadêmicas recentes, priorizando estudos na interseção de educação, tecnologia, cibercultura e gamificação. A análise crítica dos textos identificou temas recorrentes sobre os impactos da tecnologia na educação, organizando os resultados em categorias que destacam benefícios, desafios e lacunas, contribuindo para estratégias pedagógicas mais eficazes e futuras pesquisas. Além disso, a tecnologia prepara os estudantes para os desafios do mundo moderno, desenvolvendo habilidades relevantes para o mercado de trabalho. No entanto, é crucial que os educadores estejam capacitados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, garantindo que a tecnologia seja um meio de potencializar a educação, sem substituir o processo de aprendizagem essencial para a construção do conhecimento. A incorporação de tecnologias no ensino fundamental melhora a motivação dos alunos, com jogos digitais que promovem aprendizado inclusivo, visitas virtuais e exploração histórica de maneira interativa e engajadora.
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