CAMPEONATO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO SOFTWARE EDUCACIONAL TUXMATH NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Andreify Nascimento de Souza Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Resenilde Soares da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Manoel Cardoso da Rocha Neto Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Robson Neves de Amorim Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Julio Ferreira Falcão Universidade Federal do Amazonas
  • Emilia Souza Arrua Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12237

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I. Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs). Gamificação em Educação

Resumo

O presente estudo descreve a implementação de um projeto durante o estágio supervisionado no ensino fundamental I, na Escola Estadual Santo Agostinho em Lábrea, Amazonas, com ênfase no ensino de matemática por meio do software educacional TuxMath. O estágio visou atender alunos classificados como '‘Nascidos Digitais’’, utilizando tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs). O projeto incluiu a criação do plano de ação, levantamento bibliográfico, avaliação prévia do conhecimento dos alunos, elaboração da proposta de intervenção, aplicação da metodologia e um campeonato de operações matemáticas básicas utilizando o TuxMath. A metodologia contemplou atividades teóricas e práticas com a utilização de notebook e projetor para introdução ao conceito de gamificação. O campeonato, dividido em fases de treinamento e competição, resultou em avanços significativos nas habilidades matemáticas dos alunos. A discussão pós-campeonato evidenciou não apenas o aprimoramento das habilidades técnicas, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação eficaz e trabalho em equipe. A avaliação pós-atividade, foi realizada por meio de um questionário aplicado aos alunos, indicou uma receptividade positiva ao uso do TuxMath, evidenciando alto índice de satisfação e interesse dos alunos na abordagem lúdica e interativa. O estudo destaca a importância do uso de tecnologias educativas, para enriquecer o aprendizado, estimular o raciocínio lógico-dedutivo e promover uma abordagem dinâmica no ensino de matemática. Foram evidenciados desafios identificados durante a implementação do projeto, como a diversidade de níveis de engajamento dos alunos e a necessidade de tornar as atividades mais inclusivas. A gamificação das aulas, por meio de um campeonato de operações matemáticas básicas utilizando o software educacional TuxMath, revelou-se uma estratégia bem-sucedida, promovendo o engajamento dos alunos, o trabalho em equipe e o aprimoramento das habilidades matemáticas.

Biografia do Autor

Andreify Nascimento de Souza, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Acadêmico em Licenciatura em Computação Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Resenilde Soares da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF - MG) Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Manoel Cardoso da Rocha Neto, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Acadêmico em Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Robson Neves de Amorim, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Acadêmico em Licenciatura em Computação, Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Julio Ferreira Falcão, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências florestais e Ambientais, Universidade Federal do Amazonas. 

Emilia Souza Arrua, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Licenciada em Letras Habilitação Português e Inglês, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Souza, A. N. de, Silva, R. S. da, Rocha Neto, M. C. da, Amorim, R. N. de, Falcão, J. F., & Arrua, E. S. (2023). CAMPEONATO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO SOFTWARE EDUCACIONAL TUXMATH NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3529–3546. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12237