OS DESAFIOS E IMPACTOS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOCENTE

Autores

  • Eduarda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18187

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Educação. Infraestrutura escolar. Formação de professores. Inclusão digital. Desafios educacionais.

Resumo

Este artigo analisa os desafios e as oportunidades do uso de tecnologias digitais no ambiente escolar, com base nas entrevistas realizadas com duas professoras de diferentes contextos. A pesquisa explora como as tecnologias estão sendo integradas no ensino, as dificuldades enfrentadas pelos docentes e as percepções sobre os impactos dessas ferramentas na aprendizagem dos alunos. Através das entrevistas, foram identificados obstáculos como a infraestrutura inadequada, a resistência ao uso das tecnologias e as desigualdades socioeconômicas dos alunos, que impactam diretamente o acesso às ferramentas digitais. No entanto, também foram evidenciadas as potencialidades das tecnologias, como o aumento do engajamento dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino, quando usadas de forma integrada e mediada pelo professor. O estudo sugere que é necessário um esforço conjunto para superar esses desafios, com investimentos em formação contínua para os educadores e políticas públicas voltadas para a inclusão digital nas escolas. A pesquisa contribui para o entendimento do papel da tecnologia na educação e a importância de sua implementação adequada para promover uma aprendizagem mais equitativa e acessível a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Pós-graduação "Latu Sensu" Especialização em Ação Interdisciplinar no Processo Ensino Aprendizagem com Ênfase em História e Geografia. Assessora de Direção na EEB Carlos Chagas.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente no Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Stockmann, E., & Santos, M. P. M. dos. (2025). OS DESAFIOS E IMPACTOS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1580–1597. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18187