OS DESAFIOS E IMPACTOS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18187Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Educação. Infraestrutura escolar. Formação de professores. Inclusão digital. Desafios educacionais.Resumo
Este artigo analisa os desafios e as oportunidades do uso de tecnologias digitais no ambiente escolar, com base nas entrevistas realizadas com duas professoras de diferentes contextos. A pesquisa explora como as tecnologias estão sendo integradas no ensino, as dificuldades enfrentadas pelos docentes e as percepções sobre os impactos dessas ferramentas na aprendizagem dos alunos. Através das entrevistas, foram identificados obstáculos como a infraestrutura inadequada, a resistência ao uso das tecnologias e as desigualdades socioeconômicas dos alunos, que impactam diretamente o acesso às ferramentas digitais. No entanto, também foram evidenciadas as potencialidades das tecnologias, como o aumento do engajamento dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino, quando usadas de forma integrada e mediada pelo professor. O estudo sugere que é necessário um esforço conjunto para superar esses desafios, com investimentos em formação contínua para os educadores e políticas públicas voltadas para a inclusão digital nas escolas. A pesquisa contribui para o entendimento do papel da tecnologia na educação e a importância de sua implementação adequada para promover uma aprendizagem mais equitativa e acessível a todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY