MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SUPERANDO BARREIRAS

Autores

  • Jacira Gomes de Oliveira Souza MUST
  • Armstrong Pereira de Almeida ULDV
  • Bruno Sella Beti MUST
  • Cledir Rocha Pereira Christian Business School
  • José Wellgton do Nascimento MUST
  • Luciana de Carvalho Alves Porto FICS
  • Marlene Carvalho Alves de Almeida FICS
  • Marluce de Carvalho Alves dos Santos FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18684

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Mídias Digitais. Tecnologias Assistivas. Inteligência Artificial. Formação de Professores.

Resumo

Este estudo investigou os desafios e as soluções oferecidas pelas mídias digitais na educação inclusiva, com o objetivo de analisar como as tecnologias podem superar as barreiras enfrentadas por alunos com deficiência no ambiente escolar. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, realizando uma revisão da literatura existente sobre o uso de tecnologias assistivas, como softwares educativos e ferramentas adaptativas, no contexto da educação inclusiva. O desenvolvimento abordou os principais obstáculos à implementação das tecnologias, como a falta de formação de professores, a infraestrutura inadequada das escolas e a resistência à inovação. Também foram discutidas as soluções tecnológicas que permitem a personalização da aprendizagem e a adaptação dos conteúdos às necessidades dos alunos com deficiência, destacando o potencial da inteligência artificial e de outras ferramentas digitais. As considerações finais apontaram que as mídias digitais, quando bem aplicadas, podem promover a inclusão educacional, mas a sua implementação depende da formação contínua dos educadores, da adaptação pedagógica e de investimentos em infraestrutura. Além disso, a pesquisa sugeriu a necessidade de novos estudos sobre a efetividade dessas tecnologias em contextos diversos e em escolas com diferentes condições de acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacira Gomes de Oliveira Souza, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Armstrong Pereira de Almeida, ULDV

Mestrando em Ciências da Educação, Universidade Leonardo da Vinci (ULDV).

Bruno Sella Beti, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Cledir Rocha Pereira, Christian Business School

Mestre em Educação, Christian Business School.

José Wellgton do Nascimento, MUST

Mestrando em Administração, Must University (MUST).

Luciana de Carvalho Alves Porto, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marlene Carvalho Alves de Almeida, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marluce de Carvalho Alves dos Santos, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Souza, J. G. de O., Almeida, A. P. de, Beti, B. S., Pereira, C. R., Nascimento, J. W. do, Porto, L. de C. A., … Santos, M. de C. A. dos. (2025). MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SUPERANDO BARREIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 389–396. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18684