BARREIRAS E SOLUÇÕES PARA A INCLUSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Bruno Harley Monteiro Abiorana Christian Business School
  • Anderson Barbosa MUST
  • Bruno Sella Beti MUST
  • Divina Aparecida Miranda Gonçalves MUST
  • Luiz Cândido Clementino MUST
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes MUST
  • Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho MUST
  • Marilene Rodrigues Martins MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18716

Palavras-chave:

Educação a Distância. Inclusão Educacional. Tecnologias Assistivas. Personalização do Ensino. Acessibilidade.

Resumo

Este estudo investigou o papel da Educação a Distância (EAD) na promoção da inclusão educacional, com foco nos desafios e potencialidades dessa modalidade para atender alunos com diferentes necessidades. O problema da pesquisa foi entender como a EAD pode contribuir para a inclusão educacional, considerando as barreiras tecnológicas e pedagógicas. O objetivo geral foi analisar como a EAD pode ser uma ferramenta inclusiva, destacando os benefícios e desafios para alunos com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com a análise de artigos, livros e publicações científicas sobre o uso da EAD na inclusão. No desenvolvimento, observou-se que, embora a EAD apresente uma grande flexibilidade e acessibilidade, ela precisa ser adequadamente adaptada para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente os com deficiências. A personalização do ensino, o uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes colaborativos são fatores fundamentais para garantir a inclusão. As considerações finais indicaram que a EAD tem potencial para promover a inclusão, mas os desafios relacionados à adaptação dos conteúdos e à formação dos educadores precisam ser superados para que se atinja uma inclusão efetiva. Este estudo contribui para o entendimento da EAD como ferramenta inclusiva e sugere que pesquisas sejam realizadas para explorar estratégias práticas de adaptação e personalização do ensino.

Downloads

Biografia do Autor

Bruno Harley Monteiro Abiorana, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação, Christian Business School.

Anderson Barbosa, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Bruno Sella Beti, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Divina Aparecida Miranda Gonçalves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Luiz Cândido Clementino, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Rodrigues Martins, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Abiorana, B. H. M., Barbosa, A., Beti, B. S., Gonçalves, D. A. M., Clementino, L. C., Nunes, M. A. R. de S., … Martins, M. R. (2025). BARREIRAS E SOLUÇÕES PARA A INCLUSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 588–595. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18716