BARREIRAS E SOLUÇÕES PARA A INCLUSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18716Palavras-chave:
Educação a Distância. Inclusão Educacional. Tecnologias Assistivas. Personalização do Ensino. Acessibilidade.Resumo
Este estudo investigou o papel da Educação a Distância (EAD) na promoção da inclusão educacional, com foco nos desafios e potencialidades dessa modalidade para atender alunos com diferentes necessidades. O problema da pesquisa foi entender como a EAD pode contribuir para a inclusão educacional, considerando as barreiras tecnológicas e pedagógicas. O objetivo geral foi analisar como a EAD pode ser uma ferramenta inclusiva, destacando os benefícios e desafios para alunos com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com a análise de artigos, livros e publicações científicas sobre o uso da EAD na inclusão. No desenvolvimento, observou-se que, embora a EAD apresente uma grande flexibilidade e acessibilidade, ela precisa ser adequadamente adaptada para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente os com deficiências. A personalização do ensino, o uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes colaborativos são fatores fundamentais para garantir a inclusão. As considerações finais indicaram que a EAD tem potencial para promover a inclusão, mas os desafios relacionados à adaptação dos conteúdos e à formação dos educadores precisam ser superados para que se atinja uma inclusão efetiva. Este estudo contribui para o entendimento da EAD como ferramenta inclusiva e sugere que pesquisas sejam realizadas para explorar estratégias práticas de adaptação e personalização do ensino.
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