A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: O IMPACTO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Rosiléia Aparecida Lanieski Veni Creator Christian University
  • Andressa Aparecida Faria Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20521

Palavras-chave:

Educação. Inclusão digital. Desafios educacionais.

Resumo

Este estudo analisa os avanços tecnológicos no ensino, destacando como eles promovem a personalização do aprendizado e ampliam o acesso ao conhecimento, mas também apresenta desafios como o uso pedagógico e ético das ferramentas, além das questões de acesso, equidade e formação docente. A pesquisa investiga como os professores integram essas tecnologias em suas práticas educacionais, com foco nos benefícios, desafios e mudanças no ensino, especialmente durante e após a pandemia de COVID-19. A pesquisa enfatiza a importância da capacitação contínua dos educadores e da infraestrutura adequada para garantir uma implementação eficaz das tecnologias educacionais. A pandemia acelerou a adoção de ferramentas digitais como plataformas de ensino online, videoconferências e como inteligência artificial e recursos de realidade aumentados, oferecendo um ensino mais dinâmico, interativo e adaptado ao ritmo do aluno. No entanto, também evidenciou a persistente desigualdade no acesso à tecnologia, especialmente em cuidados, o que compromete a aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a resistência de alguns professores públicos à mudança e a necessidade de políticas mais robustas para garantir a inclusão digital foram questões destacadas. A pesquisa também sugere que o modelo híbrido, que combina o presencial e o digital, surge como uma solução promissora para o futuro da educação, permitindo maior flexibilidade e personalização, mas sem perder a interação humana essencial para o desenvolvimento socioemocional dos alunos. A formação contínua dos professores é vista como essencial para o uso estratégico das tecnologias, equilibrando a inovação com os valores pedagógicos fundamentais, como o pensamento crítico e a interação humana. Para garantir uma educação de qualidade e inclusiva, é necessário investir em infraestrutura tecnológica, capacitação docente e políticas públicas que promovam a inclusão digital, com o objetivo de oferecer oportunidades educacionais equitativas para todos os alunos. Em resumo, o futuro da educação dependerá do equilíbrio entre o ensino presencial e digital, com uma integração eficaz das tecnologias, sem perder de vista os princípios pedagógicos essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiléia Aparecida Lanieski, Veni Creator Christian University

Mestranda do curso Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Andressa Aparecida Faria, Veni Creator Christian University

Mestranda do curso Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente no Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Lanieski, R. A., Faria, A. A., & Santos, M. P. M. dos. (2025). A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: O IMPACTO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 397–420. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20521