MÍDIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGENS INCLUSIVAS

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Cleuzimar Mendes Goveia Vieira Must University
  • Debora Aquino Ramos Must University
  • Iraci da Silva Braz Must University
  • Marilene Luiza da Cruz de Brito Must University
  • Maria Vera Lúcia de Oliveira Must University
  • Reilla Marcie de Oliveira Must University
  • Soraya Soares Saldanha Must University
  • Washington Soares Quirino Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23570

Palavras-chave:

Inclusão Educacional. Mídias Digitais. Tecnologias Assistivas. Acessibilidade. Aprendizagem.

Resumo

O estudo analisou o uso das mídias digitais como apoio pedagógico a estudantes com deficiência no contexto da educação inclusiva. Investigou-se como esses recursos poderiam contribuir para ampliar o acesso ao currículo e favorecer práticas educativas equitativas. O objetivo geral consistiu em compreender de que modo as mídias digitais apoiaram a aprendizagem e a participação desses estudantes. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, permitindo examinar conceitos, experiências e reflexões teóricas sobre tecnologias digitais, inclusão e práticas pedagógicas. No desenvolvimento, foram discutidas as potencialidades das mídias digitais para adaptação de conteúdos, diversificação de linguagens e flexibilização metodológica, bem como os desafios vinculados à formação docente, acessibilidade e infraestrutura. As considerações finais indicaram que as mídias digitais contribuíram para promover autonomia, engajamento e redução de barreiras, embora sua eficácia tenha dependido de planejamento pedagógico adequado e de condições institucionais favoráveis. Concluiu-se que as mídias digitais representaram recursos importantes para apoiar estudantes com deficiência, mas que novos estudos ainda são necessários para aprofundar o entendimento sobre sua aplicação em diferentes realidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Cleuzimar Mendes Goveia Vieira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Debora Aquino Ramos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Iraci da Silva Braz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Marilene Luiza da Cruz de Brito, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Maria Vera Lúcia de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação.  Must University (MUST).

Reilla Marcie de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Soraya Soares Saldanha, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Washington Soares Quirino, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Moura, C. C. de, Vieira, C. M. G., Ramos, D. A., Braz, I. da S., Brito, M. L. da C. de, Oliveira, M. V. L. de, … Quirino, W. S. (2025). MÍDIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGENS INCLUSIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6276–6284. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23570