ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Ronaldo Augusto Campos Pessoa Universidade Federal do Tocantins / UFT
  • Thainá Nunes Pires Santana Universidade Federal do Tocantins, UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10249

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Tecnologias digitais. Situação pandêmica.

Resumo

A era das tecnologias digitais representa desafios à inovação pedagógica no âmbito do ensino e da aprendizagem em todos os níveis da educação. o processo de construção das novas relações sociais fomenta a prática do uso das tecnologias digitais e transforma as metodologias tradicionais em alternativas de promoção do ensino e da aprendizagem. estabelece-se assim uma relação de troca a partir de princípios da inovação pedagógica e da interação sociotecnológica no ambiente de gestão educacional. o artigo apresenta desafios da comunidade acadêmica para desenvolver estratégias de apoio à educação nas situações adversas. a transformação sistêmica dos processos de ensino e aprendizagem aponta para um novo cotidiano nas universidades. por meio dos novos instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (tic) e de mecanismos educativos de integração, procura-se evidenciar a inclusão efetiva e o processo digital interativo. a inclusão digital possibilita a qualidade da educação nas instituições de ensino superior e deve ser observada como prioridade absoluta durante o processo adverso de ensino e aprendizagem, através do uso eficiente das tecnologias digitais se pode avançar mais uma etapa e vencer na luta contra a interrupção das atividades cotidianas e presenciais, das salas de aula aos laboratórios de pesquisa e extensão, dos cursos de gradução e formação das instituições federais em todo país. a situação pandêmica recente a partir do ano de 2020 emergiu em plena crise educacional mundial, potencializou os parâmetros da exclusão socioeducativa associada à evasão em ascendência nas universidades públicas. portanto, frente ao atual quadro situacional, o maior desafio é garantir a continuidade das atividades acadêmicas de modo eficiente e sem significativas rupturas ao conjunto de atores que fazem parte das academias de ensino superior. dessa forma, as interpretações de natureza qualitativa ressaltam à investigação bibliográfica conciliada aos debates sobre as mudanças na forma de ensino e aprendizagem, agregando conhecimentos à produção de alternativas a partir de informações das experiências acumuladas e vivenciadas no período analisado. a pesquisa em tela tem como resultado, a reflexão informacional como base de apoio aos cursos de graduação em humanidades e ciências sociais, com o propósito de subsidiar os discentes e contribuir no processo de interação com os docentes durante semestres emergenciais.

Biografia do Autor

Ronaldo Augusto Campos Pessoa, Universidade Federal do Tocantins / UFT

Professor do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-gradução em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. 

Thainá Nunes Pires Santana, Universidade Federal do Tocantins, UFT

Graduanda do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pessoa, R. A. C., & Santana, T. N. P. (2023). ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 775–793. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10249