ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10249Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem. Tecnologias digitais. Situação pandêmica.Resumo
A era das tecnologias digitais representa desafios à inovação pedagógica no âmbito do ensino e da aprendizagem em todos os níveis da educação. o processo de construção das novas relações sociais fomenta a prática do uso das tecnologias digitais e transforma as metodologias tradicionais em alternativas de promoção do ensino e da aprendizagem. estabelece-se assim uma relação de troca a partir de princípios da inovação pedagógica e da interação sociotecnológica no ambiente de gestão educacional. o artigo apresenta desafios da comunidade acadêmica para desenvolver estratégias de apoio à educação nas situações adversas. a transformação sistêmica dos processos de ensino e aprendizagem aponta para um novo cotidiano nas universidades. por meio dos novos instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (tic) e de mecanismos educativos de integração, procura-se evidenciar a inclusão efetiva e o processo digital interativo. a inclusão digital possibilita a qualidade da educação nas instituições de ensino superior e deve ser observada como prioridade absoluta durante o processo adverso de ensino e aprendizagem, através do uso eficiente das tecnologias digitais se pode avançar mais uma etapa e vencer na luta contra a interrupção das atividades cotidianas e presenciais, das salas de aula aos laboratórios de pesquisa e extensão, dos cursos de gradução e formação das instituições federais em todo país. a situação pandêmica recente a partir do ano de 2020 emergiu em plena crise educacional mundial, potencializou os parâmetros da exclusão socioeducativa associada à evasão em ascendência nas universidades públicas. portanto, frente ao atual quadro situacional, o maior desafio é garantir a continuidade das atividades acadêmicas de modo eficiente e sem significativas rupturas ao conjunto de atores que fazem parte das academias de ensino superior. dessa forma, as interpretações de natureza qualitativa ressaltam à investigação bibliográfica conciliada aos debates sobre as mudanças na forma de ensino e aprendizagem, agregando conhecimentos à produção de alternativas a partir de informações das experiências acumuladas e vivenciadas no período analisado. a pesquisa em tela tem como resultado, a reflexão informacional como base de apoio aos cursos de graduação em humanidades e ciências sociais, com o propósito de subsidiar os discentes e contribuir no processo de interação com os docentes durante semestres emergenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY