REFLEXOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE NUTRIÇÃO EM UMA IES EM JUAZEIRO DO NORTE – CE

Autores

  • Emmanuela Suzy Medeiros UNIFAP
  • Kelly Iara Bezerra Araújo UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19085

Palavras-chave:

Ensino remoto. COVID-19. Tecnologias (digitais) de Informação e Comunicação.

Resumo

Esse artigo buscou compreender os reflexos educacionais causados pelo COVID-19, assim como refletir sobre o ensino remoto na pandemia e a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e Tecnologias Digitais da Informação – TDICs para o ensino e aprendizagem. Além da pesquisa bibliográfica, pautada nas obras já publicadas, o presente trabalho foi desenvolvido com base em um questionário aplicado através do google forms aos alunos do curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, onde foi explorado a percepção dos alunos sobre o ensino remoto, as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizados para acesso as aulas e conteúdo das disciplinas e os desafios vivenciados por eles nesse ensino emergencial. A pesquisa oportunizou a reflexão acerca da necessidade de se discutir o processo de ensino-aprendizagem, preocupando-se com a promoção da inclusão digital para todos os envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuela Suzy Medeiros, UNIFAP

Professora no Centro Universitário Paraíso do Ceará, Unifap.

Kelly Iara Bezerra Araújo, UNIFAP

Discente, Centro Universitário Paraíso do Ceará, Unifap. 

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Medeiros, E. S., & Araújo, K. B. (2025). REFLEXOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE NUTRIÇÃO EM UMA IES EM JUAZEIRO DO NORTE – CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1872–1885. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19085