A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Ivanilda dos Santos Morais Veni Creator Christian University
  • Alenuska Karine de Medeiros Ferreira Veni Creator Chrístian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11926

Palavras-chave:

Ensino remoto. Tecnologias de Informação e Comunicação. Aprendizagem.

Resumo

 Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas na perspectiva do ensino remoto no período da pandemia COVID-19 e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desenvolvidas por duas professoras que atuam em escolas públicas nos municípios de Parelhas-RN e Caicó-RN, respectivamente, destacando suas contribuições no processo de aprendizagem, bem como os desafios e possibilidades enfrentados no referido contexto. O relato das experiências partiu de uma abordagem qualitativa e a produção de dados realizou-se mediante a aplicação de questionário com as professoras. A descrição refere-se ao período de março a dezembro de 2020. Concluiu-se após anãlise dos dados que as lacunas na formação docente no uso de recursos tecnológicos foi um dos maiores obstáculos a ser enfrentado no ensino remoto. Algumas fragilidades também foram constatadas, dentre elas problemas relacionados à qualidade e à equidade do acesso à Internet, a maioria dos estudantes não tinha acesso a um telefone celular ou computador conectado à Internet de boa qualidade, em especial as populações de nível socioeconômico menor e/ou residentes na zona rural, estes ficaram à margem do direito à educação e atualmente apresentam lacunas na aprendizagem que precisam ser identificadas e superadas. A necessidade de saber utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, demonstrou que o Ensino Remoto desafiou professores, alunos e a própria escola a uma transição do ensino presencial físico para uma educação online assegurada pelos meios digitais.

Biografia do Autor

Ivanilda dos Santos Morais, Veni Creator Christian University

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN Especialista em Docência na Educação Infantil – UFRN, Especialista em Educação Inclusiva — IFRN, Mestranda em Ciências da Educação — Veni Creator Chrístian University — Flórida / USA.

Alenuska Karine de Medeiros Ferreira, Veni Creator Chrístian University

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN Especialista em Psicopedagia Institucional — FIP,Especialista em Supervisão e Gestão Escolar — FASP. Mestranda em Ciências da Educação — Veni Creator Chrístian University - Flórida / USA.

Downloads

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Morais, I. dos S., & Ferreira, A. K. de M. (2023). A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4938–4949. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11926