DESAFIOS DIANTE DA MODALIDADE REMOTA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

doi.org/10.29327/211653.6.11-4

Autores

  • Naiara Rosa Bernardino da Silva Lima Atenas College University
  • Janilson José da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Palavras-chave:

Desafios. Pandemia. Prática de ensino.

Resumo

Diante da pandemia causada pela COVID-19, diversas atividades foram afetadas, entre as quais a educação posiciona-se como uma das mais avariadas, especialmente a educação pública. O afastamento social imposto pelas autoridades sanitárias provocou o fechamento dos estabelecimentos educacionais, paralisando as atividades pedagógicas. No entanto, a rede privada de ensino em sua maior parcela, deu continuidade às atividades pedagógicas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, que viabilizaram o ensino remoto. Diante da emergência em continuar o ensino, coube aos docentes adaptarem-se às novas metodologias de ensino. O presente estudo buscou avaliar os desafios dos docentes diante da modalidade remota de ensino, ponderando a percepção desses profissionais quanto à eficácia da modalidade remota, ao engajamento dos alunos e à familiaridade com as tecnologias empregadas. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, descritiva e explicativa. O método utilizado foi o hipotético dedutivo. Os achados apontam que as escolas privadas mantiveram as atividades pedagógicas após o fechamento das escolas, por meio da educação à distância. Os docentes relataram baixo nível de engajamento dos alunos, e apontaram diversos entraves à prática pedagógica de modo remoto, como carência de formação ao modelo remoto e abstenção dos alunos. Além disso, os profissionais de educação relataram que o modelo remoto ainda não substitui o modelo presencial de ensino, bem como apontaram que melhorias no modelo remoto precisam ser feitas, para que a aprendizagem seja mais eficaz.

Biografia do Autor

Naiara Rosa Bernardino da Silva Lima, Atenas College University

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e mestranda pela Atenas College University. E-mail: rofanaiarabernardino@gmail.com.

Janilson José da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e doutor em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. E-mail: janilson_jose@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Professor pela Faculdade Alpha. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Bernardino da Silva Lima, N. R. ., da Silva Júnior, J. J. ., & Gusmão Coutinho, D. J. . (2020). DESAFIOS DIANTE DA MODALIDADE REMOTA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19: doi.org/10.29327/211653.6.11-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 30–41. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/212

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.