DESAFIOS DO ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18220Palavras-chave:
Educação. Pandemia. Interdisciplinaridade. Ensino remoto. Ensino fundamental.Resumo
O presente estudo aborda sobre o tema do ensino interdisciplinar durante o período da pandemia da Covid-19. Objetivou-se assim, refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental em relação à manutenção do ensino interdisciplinar durante a pandemia do COVID 19. Enquanto metodologia, utilizou-se uma abordagem mista entre pesquisa bibliográfica e um estudo de caso realizado a partir de uma entrevista com quatro professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental, sendo duas da rede pública e duas da rede particular de ensino atuantes durante o ensino na pandemia. Os resultados demonstram que as professoras foram unânimes em relação à interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem e em consonância com as diretrizes e a literatura. Contudo, a pandemia foi um período desafiador, principalmente no primeiro ciclo do ensino fundamental para a questão da interdisciplinaridade, necessitando adaptações mediante a realidade de cada aluno e da própria prática adotada pelos docentes diante do uso da tecnologia. Portanto, conclui-se que, os desafios mediante o resultado do ensino remoto emergencial continuam para os profissionais da educação, sendo a interdisciplinaridade um possível caminho para minimizar a defasagem da educação brasileira no período pós pandemia.
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