DESAFIOS DO ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

  • Ilma Cristina Sobral Bezerra Veni Creator University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18220

Palavras-chave:

Educação. Pandemia. Interdisciplinaridade. Ensino remoto. Ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo aborda sobre o tema do ensino interdisciplinar durante o período da pandemia da Covid-19. Objetivou-se assim, refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental em relação à manutenção do ensino interdisciplinar durante a pandemia do COVID 19. Enquanto metodologia, utilizou-se uma abordagem mista entre pesquisa bibliográfica e um estudo de caso realizado a partir de uma entrevista com quatro professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental, sendo duas da rede pública e duas da rede particular de ensino atuantes durante o ensino na pandemia. Os resultados demonstram que as professoras foram unânimes em relação à interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem e em consonância com as diretrizes e a literatura. Contudo, a pandemia foi um período desafiador, principalmente no primeiro ciclo do ensino fundamental para a questão da interdisciplinaridade, necessitando adaptações mediante a realidade de cada aluno e da própria prática adotada pelos docentes diante do uso da tecnologia. Portanto, conclui-se que, os desafios mediante o resultado do ensino remoto emergencial continuam para os profissionais da educação, sendo a interdisciplinaridade um possível caminho para minimizar a defasagem da educação brasileira no período pós pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Cristina Sobral Bezerra, Veni Creator University

Mestranda da Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em História e Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões.

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Professor Dr Orientador do Mestrado Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Bezerra, I. C. S., & Santana, F. C. de. (2025). DESAFIOS DO ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3847–3859. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18220