O EDUCADOR FRENTE À INEVITABILIDADE DO ENSINO REMOTO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA SOCIEDADE EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13875Palavras-chave:
Ensino remoto. Ensino a distância. Educador. Tecnologias na educação. formação continuada.Resumo
Este artigo aborda as mudanças e desafios enfrentados pelos educadores frente a inevitabilidade do ensino remoto no contexto de uma realidade acelerada pela pandemia de COVID-19. Por meio de entrevistas com professores da Educação Infantil e do Ensino Médio, investiga-se a adaptação de práticas pedagógicas ao ensino à distância. Um ponto central da análise é a importância da formação continuada dos docentes em uma sociedade que se transforma rapidamente. O estudo ressalta a resiliência e a capacidade de inovação dos professores diante das dificuldades do ensino remoto, destacando os aspectos positivos e negativos dessa modalidade. É enfatizado que, diante das constantes mudanças tecnológicas e sociais, a formação continuada emerge como um pilar fundamental para equipar os educadores com as habilidades e conhecimentos necessários para navegar no cenário educacional em evolução. A pesquisa, enfim, evidencia a urgência em repensar a formação docente, a infraestrutura tecnológica e as metodologias de ensino, sugerindo que o ensino a distância, apesar de seus desafios, também oferece oportunidades para inovações das práticas pedagógicas e para o fortalecimento da educação numa era de transformações contínuas.
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