FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EJA I E EJA II: ELABORANDO UM CURSO DE HORAS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM BUSCA DO SENSO COMUM

Autores

  • Roberto Bernardes Junior Universidade Paulista- UNIP
  • Fábio Marcos Fonseca Boiani UNIBAN
  • Felipe Barbato de Biaggio UNINOVE
  • Luciene Figueiredo Batista UNIBAN
  • Valéria de Lima Tozzi Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8208

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. Formação continuada. Moodle. Aula interdisciplinar.

Resumo

O contexto de pandemia do COVID-19 ocasionou o distanciamento social e, consequentemente, o crescimento do ensino remoto. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação têm mostrado que os cursos à distância realizados em plataformas virtuais podem ser um caminho acessível para a formação continuada de professores. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um curso de 15 horas em ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle para auxiliar nas práticas pedagógicas dos professores de EJA I e EJA II. O curso pretende usar estratégias tecnológicas para condução das aulas, visando a obtenção de subsídios para a prática interdisciplinar em sala de aula e efetivar o reconhecimento sociocultural dos discentes. Os conteúdos abordados no curso baseiam-se nas dificuldades encontradas em uma entrevista efetuada na escola pública Armando Mazzo, na prefeitura de Santo André, que teve como objetivo identificar possíveis dificuldades encontradas por professores com relação às suas práticas pedagógicas nas turmas do EJA I e II da escola. Portanto, o curso proposto na plataforma Moodle buscará compreender a realidade do cotidiano da comunidade escolar, descrever as particularidades de aprendizagem da educação de jovens e adultos, e explorar as contribuições que a interdisciplinaridade de conteúdos e o uso de ferramentas tecnológicas podem trazer para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de EJA I e EJA II.

Biografia do Autor

Roberto Bernardes Junior, Universidade Paulista- UNIP

Doutorando e mestre em administração pela UNIP. 

Fábio Marcos Fonseca Boiani, UNIBAN

Políticas Públicas para Adolescentes e Conflitualidade, na Uniban; Comunicação Social, pelo Mackenzie. 

Felipe Barbato de Biaggio, UNINOVE

Cientista da Computação – UNINOVE. 

Luciene Figueiredo Batista, UNIBAN

Licenciatura Plena em Letras pela UNIBAN. 

Valéria de Lima Tozzi, Universidade Anhembi Morumbi

Arquitetura e Urbanismo- Universidade Anhembi Morumbi. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Bernardes Junior, R. ., Boiani, F. M. F. ., Biaggio, F. B. de ., Batista, L. F. ., & Tozzi, V. de L. . (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EJA I E EJA II: ELABORANDO UM CURSO DE HORAS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM BUSCA DO SENSO COMUM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 338–364. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8208