INOVAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17933Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Inovações Tecnológicas. Inclusão. Estratégias Pedagógicas. Formação de Professores.Resumo
O presente estudo investigou os inovações e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas estratégias pedagógicas de inclusão e na eficácia das inovações tecnológicas. O objetivo principal foi analisar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas de EJA e os resultados das inovações no processo de aprendizagem. Utilizou-se uma metodologia bibliográfica, com revisão de artigos, livros e teses sobre o tema, buscando identificar as principais estratégias aplicadas na EJA e os resultados gerados por essas abordagens. A análise revelou que, embora as inovações tecnológicas e metodológicas, como o uso de plataformas digitais e metodologias ativas, tenham gerado resultados positivos no engajamento e aprendizagem dos alunos, os desafios estruturais, como a falta de infraestrutura e de formação adequada dos professores, ainda são barreiras significativas. Além disso, as políticas públicas voltadas para a EJA mostraram-se limitadas em sua eficácia, principalmente no que tange à implementação prática dessas políticas. O estudo concluiu que, apesar dos avanços promovidos pelas inovações, há uma necessidade urgente de investir em formação continuada para educadores e de melhorar as condições estruturais das escolas de EJA. Sugere-se que pesquisas futuras aprofundem a análise sobre a eficácia das políticas públicas e explorem novas metodologias pedagógicas voltadas para a inclusão e a superação das desigualdades educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY