INOVAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Maria Silvania Neto da Silva Universidad Autônoma de Assuncion
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Andreia Dias dos Santos Schaefer Must University
  • Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai Must University
  • Pamela Santana Cuman Must University
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus
  • Viviane Cristina Gonçalves Nunes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17933

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Inovações Tecnológicas. Inclusão. Estratégias Pedagógicas. Formação de Professores.

Resumo

O presente estudo investigou os inovações e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas estratégias pedagógicas de inclusão e na eficácia das inovações tecnológicas. O objetivo principal foi analisar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas de EJA e os resultados das inovações no processo de aprendizagem. Utilizou-se uma metodologia bibliográfica, com revisão de artigos, livros e teses sobre o tema, buscando identificar as principais estratégias aplicadas na EJA e os resultados gerados por essas abordagens. A análise revelou que, embora as inovações tecnológicas e metodológicas, como o uso de plataformas digitais e metodologias ativas, tenham gerado resultados positivos no engajamento e aprendizagem dos alunos, os desafios estruturais, como a falta de infraestrutura e de formação adequada dos professores, ainda são barreiras significativas. Além disso, as políticas públicas voltadas para a EJA mostraram-se limitadas em sua eficácia, principalmente no que tange à implementação prática dessas políticas. O estudo concluiu que, apesar dos avanços promovidos pelas inovações, há uma necessidade urgente de investir em formação continuada para educadores e de melhorar as condições estruturais das escolas de EJA. Sugere-se que pesquisas futuras aprofundem a análise sobre a eficácia das políticas públicas e explorem novas metodologias pedagógicas voltadas para a inclusão e a superação das desigualdades educacionais.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Silvania Neto da Silva, Universidad Autônoma de Assuncion

Mestranda em Ciências da Educação.  Universidad Autônoma de Assuncion.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andreia Dias dos Santos Schaefer, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.  Must University (MUST).

Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.  Must University (MUST).

Pamela Santana Cuman, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira.  Faculdade Dominus – FAD.

Viviane Cristina Gonçalves Nunes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Silva, M. S. N. da, Santos, S. M. A. V., Schaefer, A. D. dos S., Massalai, E. S. C., Cuman, P. S., Viana, S. C., & Nunes, V. C. G. (2025). INOVAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1178–1195. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17933