METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Roberto Bernardes Junior Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • João de Deus Elias Correia
  • Caroline Regina Inhambicuara
  • Renan de Oliveira
  • Dulcineia Barreto Simões Bleinat
  • Amanda Cristina Rosim Vaz
  • Daniel Rodrigues Bau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Educação. Análise Bibliométrica.

Resumo

As metodologias ativas são abordagens pedagógicas inovadoras que promovem uma aprendizagem mais engajadora e significativa, colocando o aluno no centro do processo educacional. Essas abordagens estimulam a participação ativa dos alunos, a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesta vertente o tema se destaca, visto a importância da participação efetiva do aluno na construção do seu próprio aprendizado, a contextualização dos conteúdos, a colaboração entre os estudantes e a ênfase na resolução de problemas. O artigo aborda a importância e o impacto das metodologias ativas na educação. Tendo como objetivo investigar e encontrar perspectivas na literatura sobre as metodologias ativas no ensino, bem como analisar como a literatura tem se desenvolvido ao longo do tempo. Para tanto o presente estudo utiliza a base de dados SCOPUS para analisar estudos e artigos científicos sobre as metodologias ativas no ensino, investigando suas aplicações, resultados e impactos por meio da ferramenta VOSViwer, e posteriormente a análise dos resultados. Ao final pode-se obter uma visão abrangente sobre o desenvolvimento literário a respeito das metodologias ativas, se se apresenta com grande crescimento em números de publicações, apresentando diferentes subtemas com insignes a novos pesquisadores, além de sugerir oito diferentes linhas de pesquisas.

Biografia do Autor

Roberto Bernardes Junior, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3821-7921. 

João de Deus Elias Correia

Coautora.

Caroline Regina Inhambicuara

Coautora.

Renan de Oliveira

Coautora.

Dulcineia Barreto Simões Bleinat

Coautora.

Amanda Cristina Rosim Vaz

Coautora.

Daniel Rodrigues Bau

Coautora.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Bernardes Junior, R., Correia, J. de D. E., Inhambicuara, C. R., Oliveira, R. de, Bleinat, D. B. S., Vaz, A. C. R., & Bau, D. R. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2386–2401. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410