ESG NA EPT: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN THINKING NUMA PROPOSTA DE CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Michele Jussara Bagestão IFG
  • Alessandro Silva de Oliveira IFG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11254

Palavras-chave:

EPT. ESG. Sustentabilidade. Design. Educação.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa em andamento que combina educação ambiental e design thinking com o objetivo de criar uma campanha de comunicação sobre sustentabilidade, intitulada "ESG NA EPT com o selo de IFG Sustentável - 10 anos". Nosso objetivo é contribuir para tornar a escola mais sustentável. O estudo envolve a análise das experiências de leitura, a elaboração do projeto e a escrita da dissertação, bem como os desafios enfrentados até agora. A pesquisa será realizada usando a metodologia ativa Design Thinking (DT) com estudantes da educação profissional e tecnológica, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis. Após analisar os dados coletados e integrar conceitos relacionados à educação, design e sustentabilidade, criaremos um produto educacional colaborativo, ou seja, a campanha de comunicação. Este trabalho baseia-se numa revisão crítica da literatura, buscando estabelecer conexões significativas entre esses conceitos interconectados, com o objetivo de enriquecer o debate sobre a educação contemporânea e suas implicações práticas.

Biografia do Autor

Michele Jussara Bagestão, IFG

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFG Câmpus Anápolis. Especialista em Docência do Ensino Superior e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atua como programadora visual (Técnica-Administrativa em Educação - TAE) na Diretoria de Comunicação Social (DICOM) da Reitoria do IFG. 

Alessandro Silva de Oliveira, IFG

Doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Química do Cerrado, Bacharel (Modalidade Industrial) e Licenciado em Química. Professor no IFG - Campus Anápolis e orientador no Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/IFG) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordena o ProfEPT e o Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA). 

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Bagestão, M. J., & Oliveira, A. S. de. (2023). ESG NA EPT: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN THINKING NUMA PROPOSTA DE CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2627–2651. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11254