A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13589

Palavras-chave:

Educação. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Este estudo discute o papel crucial da educação na promoção da sustentabilidade ambiental. Inicia-se com uma análise do conceito de sustentabilidade, enfatizando a necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Em seguida, examina-se a importância da educação como ferramenta para promover uma cultura ética e sustentável, abordando a influência das inclinações individuais e da busca por virtudes éticas na formação de uma consciência ambiental. Destaca-se também a relevância da educação sustentável desde os primeiros anos de vida até a idade adulta, enfatizando o papel das escolas, empresas e organizações na disseminação de práticas sustentáveis e valores éticos. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica sistemática, que permitiu uma análise crítica das fontes selecionadas e a identificação de lacunas no conhecimento existente. Conclui-se que a educação para a sustentabilidade é fundamental para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos e construir um futuro mais equitativo e saudável para as gerações presentes e futuras. Essa abordagem, centrada na revisão bibliográfica, mostrou-se eficaz para compreender as complexas interações entre educação e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma base teórica sólida e para o engajamento de todos os setores da sociedade na promoção de práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC) Graduado em Administração pelo Centro universitário de Votuporanga (UNIFEV) e Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC), Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil Orcid: 0009-0005-7588-6912

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura.  Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008), Agronomia pela Universidade Brasil (2016) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2016). Orcid: 0000-0002-1200-4493

Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura.

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis na Faculdade Futura. Graduado em Direito (UNIFEV), especialista em Direito Processual (UNISUL) Orcid: 0000-0001-5553-4972

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Mainardi, F. H. B., Mendes, I., Silva, S. D. da, Marsoli, G. F., & Pereira, J. A. B. F. G. (2024). A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1964–1973. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13589