CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18331Palavras-chave:
Currículo Escolar. Sustentabilidade. Práticas Pedagógicas. Metodologias Ativas. Tecnologias Educacionais.Resumo
Este estudo investigou como o currículo escolar poderia ser adaptado para promover a sustentabilidade de forma eficaz, levando em consideração os desafios encontrados na implementação de práticas pedagógicas sustentáveis. O objetivo geral foi analisar os desafios e as possibilidades de integração dos princípios do desenvolvimento sustentável no currículo escolar, com foco nas práticas pedagógicas e no uso de metodologias inovadoras. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica, a partir da análise de obras e publicações científicas relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que a adaptação do currículo para incluir práticas sustentáveis é viável, mas enfrenta obstáculos como a falta de formação continuada dos professores, a resistência a mudanças e as limitações estruturais das escolas. A pesquisa também ressaltou o papel importante das metodologias ativas e das tecnologias educacionais na promoção do engajamento dos alunos nas questões ambientais. As práticas pedagógicas sustentáveis, quando bem aplicadas, têm o potencial de melhorar o desempenho acadêmico e de desenvolver o pensamento crítico nos alunos. Nas considerações finais, o estudo apontou que, embora tenha abordado a questão teórica e conceitual, são necessárias pesquisas sobre a implementação prática dessas práticas no cotidiano escolar, especialmente em contextos regionais distintos. Além disso, destacou-se a necessidade de investigações sobre a utilização de tecnologias assistivas na educação ambiental inclusiva.
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