CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Gisela Paula Faitanin Boechat Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18331

Palavras-chave:

Currículo Escolar. Sustentabilidade. Práticas Pedagógicas. Metodologias Ativas. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este estudo investigou como o currículo escolar poderia ser adaptado para promover a sustentabilidade de forma eficaz, levando em consideração os desafios encontrados na implementação de práticas pedagógicas sustentáveis. O objetivo geral foi analisar os desafios e as possibilidades de integração dos princípios do desenvolvimento sustentável no currículo escolar, com foco nas práticas pedagógicas e no uso de metodologias inovadoras. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica, a partir da análise de obras e publicações científicas relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que a adaptação do currículo para incluir práticas sustentáveis é viável, mas enfrenta obstáculos como a falta de formação continuada dos professores, a resistência a mudanças e as limitações estruturais das escolas. A pesquisa também ressaltou o papel importante das metodologias ativas e das tecnologias educacionais na promoção do engajamento dos alunos nas questões ambientais. As práticas pedagógicas sustentáveis, quando bem aplicadas, têm o potencial de melhorar o desempenho acadêmico e de desenvolver o pensamento crítico nos alunos. Nas considerações finais, o estudo apontou que, embora tenha abordado a questão teórica e conceitual, são necessárias pesquisas sobre a implementação prática dessas práticas no cotidiano escolar, especialmente em contextos regionais distintos. Além disso, destacou-se a necessidade de investigações sobre a utilização de tecnologias assistivas na educação ambiental inclusiva.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).

Gisela Paula Faitanin Boechat, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

Santos, S. M. A. V., & Boechat, G. P. F. (2025). CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 251–267. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18331