CURRÍCULO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23186Palavras-chave:
Currículo. Tecnologia educacional. Metodologias inovadoras. Aprendizagem digital. Educação contemporânea.Resumo
O estudo teve como tema a necessária convergência entre currículo e tecnologia educacional, considerando os desafios e possibilidades da integração das tecnologias digitais no contexto escolar. Buscou-se responder à questão sobre de que maneira o currículo poderia integrar-se às tecnologias digitais de forma a promover práticas pedagógicas inovadoras e significativas. Teve como objetivo geral analisar essa integração, evidenciando seus impactos na construção de uma educação dinâmica, participativa e crítica. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de produções acadêmicas que discutem currículo, metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação. O desenvolvimento apresentou reflexões acerca do papel das tecnologias na transformação do ensino e da aprendizagem, destacando a importância do planejamento pedagógico e da formação docente contínua. As considerações finais apontaram que a integração entre currículo e tecnologia requer mudanças estruturais e conceituais, além de políticas educacionais que incentivem a inovação e a inclusão digital. Concluiu-se que o uso pedagógico das tecnologias, quando alinhado ao currículo, potencializa o protagonismo discente, amplia a autonomia intelectual e contribui para o fortalecimento de uma prática educativa coerente com as demandas da sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY