METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Marcelo Ely de Albuquerque Evangelista Must University
  • Claudiana de Brites Must University
  • Simone de Oliveira Silva Nascimento Must University
  • Hotto Felipe Januário Fazolo Must University
  • Leonardo da Silva Oliveira Must University
  • Daiene Viviane do Couto Rodrigues Must University
  • Fabíola Gonçalves Braga Guedes Must University
  • Antonio Leondas de Matos FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23187

Palavras-chave:

Metodologias inovadoras. Currículo escolar. Tecnologias digitais. Aprendizagem significativa. Educação contemporânea.

Resumo

O estudo abordou as metodologias inovadoras e a tecnologia no currículo escolar, analisando como essas práticas reconfiguraram os processos de ensino e aprendizagem. Partiu-se do problema sobre de que maneira as metodologias inovadoras e as tecnologias digitais contribuíram para a transformação do ensino na contemporaneidade. O objetivo geral consistiu em compreender como a integração entre currículo, tecnologia e inovação pedagógica favoreceu o desenvolvimento de aprendizagens significativas. A pesquisa, de natureza exclusivamente bibliográfica, baseou-se em autores que discutem as transformações educacionais decorrentes do uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas. No desenvolvimento, evidenciou-se que a incorporação das tecnologias promoveu a autonomia discente, o protagonismo e a aprendizagem colaborativa, ao passo que exigiu do docente uma postura mediadora e reflexiva. As metodologias inovadoras demonstraram potencial para tornar o currículo flexível, interdisciplinar e conectado às demandas da sociedade digital. Nas considerações finais, verificou-se que a tecnologia, quando utilizada com intencionalidade pedagógica, contribuiu para a construção de práticas educativas dinâmicas e inclusivas. Constatou-se, ainda, a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a aplicação dessas metodologias em diferentes contextos escolares, reforçando a importância da formação docente contínua e do investimento em políticas educacionais que garantam equidade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ely de Albuquerque Evangelista, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Claudiana de Brites, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Simone de Oliveira Silva Nascimento, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Hotto Felipe Januário Fazolo, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Leonardo da Silva Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Daiene Viviane do Couto Rodrigues, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Fabíola Gonçalves Braga Guedes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Antonio Leondas de Matos, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Evangelista, M. E. de A., Brites, C. de, Nascimento, S. de O. S., Fazolo, H. F. J., Oliveira, L. da S., Rodrigues, D. V. do C., … Matos, A. L. de. (2025). METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1392–1400. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23187