METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23187Palavras-chave:
Metodologias inovadoras. Currículo escolar. Tecnologias digitais. Aprendizagem significativa. Educação contemporânea.Resumo
O estudo abordou as metodologias inovadoras e a tecnologia no currículo escolar, analisando como essas práticas reconfiguraram os processos de ensino e aprendizagem. Partiu-se do problema sobre de que maneira as metodologias inovadoras e as tecnologias digitais contribuíram para a transformação do ensino na contemporaneidade. O objetivo geral consistiu em compreender como a integração entre currículo, tecnologia e inovação pedagógica favoreceu o desenvolvimento de aprendizagens significativas. A pesquisa, de natureza exclusivamente bibliográfica, baseou-se em autores que discutem as transformações educacionais decorrentes do uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas. No desenvolvimento, evidenciou-se que a incorporação das tecnologias promoveu a autonomia discente, o protagonismo e a aprendizagem colaborativa, ao passo que exigiu do docente uma postura mediadora e reflexiva. As metodologias inovadoras demonstraram potencial para tornar o currículo flexível, interdisciplinar e conectado às demandas da sociedade digital. Nas considerações finais, verificou-se que a tecnologia, quando utilizada com intencionalidade pedagógica, contribuiu para a construção de práticas educativas dinâmicas e inclusivas. Constatou-se, ainda, a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a aplicação dessas metodologias em diferentes contextos escolares, reforçando a importância da formação docente contínua e do investimento em políticas educacionais que garantam equidade digital.
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