A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

Autores

  • Bruna da Silva Batista Faculdade Futura
  • Tayze Andreza da Silva Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Glaucimarcos Fakine Marsoli Faculdade Futura
  • Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9257

Palavras-chave:

Marketing digital. Redes sociais. Pequenos negócios.

Resumo

O avanço da tecnologia nos últimos anos tem proporcionado novas formas de interação com o consumidor e novos meios de engajamento social, pequenos empreendedores são desafiados diariamente para manterem seus negócios abertos. Com a internet o marketing digital tornou se uma ferramenta poderosa, mudando o relacionamento do consumidor com o mercado. Durante a pandemia da covid-19 trouxe o aumento dos pequenos empreendedores, nesse cenário, surgiram os chamados influenciadores digitais, caracterizados como figuras de alto poder persuasivo que atuam como intermediadores, de visível eficácia, entre as empresas, marcas e os consumidores, que utilizam das redes sociais para engajar empresas e produtos com seus consumidores, nesse contexto a pesquisa tem o objetivo de contribuir para que pequenos negócios conheçam e utilizem o marketing e suas ferramentas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa em relação aos procedimentos da pesquisa, esta é classificada como descritiva bibliográfica com levantamento em artigos, sites, livros. Empresas notam que os consumidores ficam uma parte de seu tempo livre verificando status, stories e vídeos que com isso visam colocar seus produtos em destaque. A pesquisa aponta que o número de pequenos negócios aumenta a cada ano e muitos não possuem o conhecimento em marketing para divulgar seus produtos.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Batista, Faculdade Futura

Graduada em Administração pela Faculdade Futura.  Orcid: 0009-0006-5552-6722.

Tayze Andreza da Silva, Faculdade Futura

Graduada em Administração pela Faculdade Futura. Orcid: 0009-0003-9067-9810.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Mestrado em Matemática (UNESP), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), graduado em Matemática, (UNIFEV). Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Mestre em Administração (UNIMEP), Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Orcid: 0000-0002-2202-309X. 

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2016).Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008), Agronomia pela Universidade Brasil (2016) Orcid: 0000-0002-1200-4493. 

Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura. 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Batista, B. da S., Silva, T. A. da, Mendes, I., Silva, S. D. da, Marsoli, G. F., & Pereira, J. A. B. F. G. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 703–715. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9257