A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18086Palavras-chave:
Musicalização. Educação Infantil. Desenvolvimento.Resumo
A musicalização, frequentemente subutilizada na Educação Infantil, possui um potencial significativo para o desenvolvimento integral da criança. Este estudo teve como objetivo explorar a percepção de professores da Educação Básica sobre a utilização da musicalização em suas práticas e investigar a relação entre a frequência das atividades musicais e o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 3 a 5 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura especializada e aplicado um questionário a 19 professores da Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando identificar as principais práticas de musicalização e os desafios enfrentados pelos professores. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados, com o objetivo de verificar se existe uma correlação entre a frequência das atividades musicais e o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, conforme relatado pelos professores. Os resultados sugerem que a maioria dos professores reconhece a importância da musicalização para o desenvolvimento infantil, mas enfrentam dificuldades em relação à falta de tempo, recursos e formação específica.
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