A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18086

Palavras-chave:

Musicalização. Educação Infantil. Desenvolvimento.

Resumo

A musicalização, frequentemente subutilizada na Educação Infantil, possui um potencial significativo para o desenvolvimento integral da criança. Este estudo teve como objetivo explorar a percepção de professores da Educação Básica sobre a utilização da musicalização em suas práticas e investigar a relação entre a frequência das atividades musicais e o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 3 a 5 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura especializada e aplicado um questionário a 19 professores da Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando identificar as principais práticas de musicalização e os desafios enfrentados pelos professores. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados, com o objetivo de verificar se existe uma correlação entre a frequência das atividades musicais e o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, conforme relatado pelos professores. Os resultados sugerem que a maioria dos professores reconhece a importância da musicalização para o desenvolvimento infantil, mas enfrentam dificuldades em relação à falta de tempo, recursos e formação específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fernanda Batista de Souza, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Maria Beatriz Martins da Silva Gardino, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia (UNIFEV). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6274-3526.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0238-5058.

Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura. Graduada em Matemática (UNESP) Graduação em Pedagogia (Centro de Educação Continuada) Mestrado em Matemática (UNESP); Coordenadora de Área (SEE/SP). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0241-4058.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Souza, G. F. B. de, Gardino, M. B. M. da S., Cuim, A. da S., Oliveira, E. A. de, Mendes, I., & Catelan, M. C. F. (2025). A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 558–578. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18086