A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Mayara Resende das Chagas Faculdade Futura
  • Priscila Garcia Fernandes Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura
  • Ricardo David Lopes Faculdade Futura
  • Sileno Marcos Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14231

Palavras-chave:

Contação de histórias. Desenvolvimento da criança. Educação infantil.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da contação de histórias como estratégia essencial para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Por meio da narrativa, as crianças são estimuladas a imaginar cenários e personagens, o que contribui para a expansão de sua criatividade e imaginação. Além disso, as histórias oferecem oportunidades para enriquecer o vocabulário e aprimorar a linguagem e a comunicação oral. O procedimento metodológico utilizado da presente pesquisa foi o de levantamento bibliográfico em livros e artigos que tratam da temática abordada, além de documentos de legislação para compreensão da importância do tema no contexto educacional. Para tanto, houve a pesquisa das palavras-chaves “contação de histórias, desenvolvimento da criança e educação infantil” nas bases de pesquisas acadêmicas Google Acadêmico e Scielo e selecionados para fichamento e estudo os considerados pertinentes ao objetivo da pesquisa.

                                                            

Biografia do Autor

Mayara Resende das Chagas, Faculdade Futura

Graduada em Pedagogia, Faculdade Futura, Graduada em Letras. Professora de Filosofia para crianças (Colégio Celtas de Votuporanga- SP) Professora de Língua Portuguesa (Colégio Objetivo de Nhandeara-SP) Palestrante em cursos de capacitações e formações de docente.

Priscila Garcia Fernandes, Faculdade Futura

Graduada em Pedagogia, Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Graduada em Direito, Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada. Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Ricardo David Lopes, Faculdade Futura

Graduado em Matemática, Ciências Contábeis e Pedagogia. Especialista em Tutoria em EAD, Gestão do Trabalho Pedagógico, Matemática e Física. Docente na Faculdade Futura. Docente e coordenador de polo no Centro Universitário FAVENI.

Sileno Marcos , Faculdade Futura

Graduado em Administração. Especialista em Marketing, Recursos Humanos e Gerência, Especialista em Programa de Implementação e Gestão em Educação à Distância. Mestre em Ciências Ambientais. Coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Recursos Humanos da Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Chagas, M. R. das, Fernandes, P. G., Oliveira, E. A. de, Roberto, T. M. L., Lopes, R. D., & Araujo Ortin, S. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6269–6277. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14231