TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NAS TERAPIAS DE TERCEIRA ONDA

Autores

  • Leonácia Aline Motos Gentini
  • Tiago Moreno Lopes  Roberto UNIRP
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura https://orcid.org/0000-0002-4672-6013
  • Ana Paula Rodrigues UNIABEU
  • Vagner Aquino Zeferino Facultad de Ciências de La Educación
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23196

Palavras-chave:

Terapia Cognitivo-Comportamental. Terapias de Terceira Onda. Psicologia Clínica. Psicoterapia. Contextualismo Funcional.

Resumo

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) consolidou-se, ao longo das últimas décadas, como uma das abordagens psicoterapêuticas mais eficazes e empiricamente validadas. Sua trajetória histórica revela um processo contínuo de evolução teórica e metodológica, que culminou nas chamadas terapias de terceiraonda, também conhecidas como terapias contextuais ou baseadas em processos. O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, as influências da TCC nas terapias de terceira onda, destacando as continuidades e rupturas conceituais entre as gerações de terapias comportamentais e cognitivas. Foram utilizados como base teórica os estudos de Hayes e Hofmann (2017; 2021), Azevedo et al. (2022), Souza e Lisboa (2023) e Guilhardi (2012), entre outros. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica qualitativa de artigos indexados em bases científicas e publicações nacionais e internacionais sobre o tema. Os resultados indicam que as terapias de terceira onda, embora mantenham os princípios da TCC tradicional, introduzem uma perspectiva mais ampla, voltada para o contexto, a aceitação e os valores pessoais do indivíduo, priorizando processos psicológicos flexíveis e funcionais. Conclui-se que a TCC foi determinante para o surgimento das terapias de terceira geração, influenciando seus fundamentos epistemológicos, filosóficos e clínicos, mas que estas se diferenciam por ampliarem o foco da mudança cognitiva para a promoção da flexibilidade psicológica e do bem-estar integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonácia Aline Motos Gentini

Graduada em Psicologia, Especialista em saúde mental, especialista em Psicologia comportamental e Cognitiva. Psicóloga Clínica e Gestora do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II de Votuporanga.

Tiago Moreno Lopes  Roberto, UNIRP

Graduado em Psicologia, Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia da Saúde (FAMERP) Doutor em Psicologia da Saúde (FAMERP), Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura, Docente na UNIRP.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Mestre em Ensino e Processos Formativos. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em Tutoria Em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior Graduada em Direito. Graduada em Pedagogia. Graduada em Letras. Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura.

Ana Paula Rodrigues, UNIABEU

Doutora em Educação; Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade; Especialista em Marketing, Especialista em Tutoria em EAD, Especialista em Docência do Ensino Superior; graduada em Educação Física. Diretora de EAD do Grupo Educacional FAVENI. Pró-reitora de EAD no Centro Universitário FAVENI. Pró-reitora de EAD, do UNIABEU. 

Vagner Aquino Zeferino, Facultad de Ciências de La Educación

Doutorando pela Facultad de Ciências de La Educación, Universidad de La Empresa,Montevidéu, Uruguay. Mestrado em Educação. Especialista em Tutoria de Educação a distância.Especialista em Matemática Superior, Plenificação em matemática e Graduação em Ciências. 

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis. Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia. Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos,Especialização em Controladoria, Mestrado em Administração

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Gentini, L. A. M., Roberto, T., Oliveira, E. A. de, Rodrigues, A. P., Zeferino, V. A., & Silva, S. D. da. (2025). TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NAS TERAPIAS DE TERCEIRA ONDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4263–4270. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23196