ANSIEDADE NA PANDEMIA COVID-19: INFLUÊNCIAS NO APRENDIZADO DA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA INTERVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6180Palavras-chave:
Ansiedade. Saúde mental. EJA. Covid-19. Terapia Cognitivo Comportamental. Psicologia.Resumo
INTRODUÇÃO: As implicações emocionais provocadas pela pandemia da COVID-19, especificamente, a ansiedade, atinge inúmeras pessoas em nível mundial e, em especial, alunos jovens e adultos. Percebe-se que as emoções, afeto, sentimentos e comportamento estão na base de todas as ações humanas, dentre elas, a aprendizagem. A aprendizagem é o processo por meio do qual o indivíduo se apropria ativamente de uma rede de conhecimentos inseridos em sua experiência humana no contexto familiar, escolar, grupal, social, além do conhecimento dos valores sociais daquilo que o seu grupo social ensina. O panorama atual da educação envolve muitas medidas para prevenir o contágio do vírus, como o distanciamento e isolamento social e aulas remotas, o que implica na geração de diversos impactos emocionais transtornantes nos alunos. OBJETIVO: Discutir como a ansiedade, nesse período pandêmico, tem interferido na aprendizagem de alunos da EJA e destacar as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental na intervenção. METODOLOGIA: É fundamentada na revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Os materiais constituíram-se em livros, dissertações, artigos científicos disponíveis em Periódicos Capes, SciELO, Bvsalud, Pepsic, Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC), Google Academy, no período de 2010 à 2022. RESULTADOS: Evidenciou-se que a ansiedade produzida durante o período da Covid-19 trouxe prejuízos na educação de jovens e adultos; presença de sintomas de angústia, inquietação, medo intenso, preocupação; o isolamento e outras medidas adotadas contra a pandemia influenciam no comportamento emocional dos alunos, provocando dificuldades na cognição e interação social, que são fatores importantes para aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os efeitos psicossocioemocinais provocados pela ansiedade imposta pela Covid-19 inferiu negativamente no comportamento e aprendizagem dos alunos jovens e adultos. A intervenção psicoterapêutica Cognitivo Comportamental, voltada para a redução dos sintomas, pode melhorar a capacidade cognitiva, como a atenção, concentração, fortalecimento emocional, visando o bem-estar físico, mental e educacional dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY