A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: O PENSAMENTO, O COMPORTAMENTO E O TERAPEUTA COMO FERRAMENTA

Autores

  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos UNIREDENTOR
  • Nilly Rosana Rodrigues Duarte Coutinho UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11543

Palavras-chave:

Terapia Cognitivo Comportamental. Terapeuta.

Resumo

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) destaca-se como uma das abordagens terapêuticas mais amplamente utilizadas nos dias de hoje. Essa terapia baseia-se na compreensão de que nossos pensamentos e percepções moldam nossos comportamentos e nossa posição no mundo.O desenvolvimento dessas crenças disfuncionais marca o início de um processo de adoecimento, pois a realidade que construímos muitas vezes é influenciada por conteúdos que não são necessariamente funcionais ou benéficos para nossa saúde mental. Sendo uma abordagem terapêutica, abraça a individualidade de cada sujeito, reconhecendo a necessidade de adentrar profundamente na realidade de cada um. As distorções cognitivas, frequentemente denominadas erros, podem incluir personalização, filtro mental, supergeneralização, entre outras. Abordar esses conteúdos cognitivos disfuncionais requer um manejo terapêutico eficaz. O terapeuta desempenha um papel fundamental nesse processo, pois exerce uma influência significativa sobre o paciente. A aceitação é uma estratégia essencial no processo terapêutico, à medida que o terapeuta auxilia o paciente a se aceitar integralmente, considerando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. O objetivo é construir um senso de autovalorização que transcende as distorções cognitivas e fomenta a autoaceitação e empoderamento do paciente.

Biografia do Autor

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, UNIREDENTOR

Mestre em Psicologia (UCP). Psicóloga (Formação, Bacharel e Licenciatura). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Pós Graduada em Psiquiatria. Pós Graduada em Saúde Mental. Especialista em Reabilitação Neuropsicologica. Especialização em Terapia Ocupacional na Saúde Mental. Especialização em Psicologia Positiva. Especialização em Terapia Familiar.  Docente e Supervisora UNIREDENTOR/ AFYA. 17 anos Atuando na Saúde Mental.  Psicóloga da Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.   Psicóloga do CAASSITA – Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna.

 

Nilly Rosana Rodrigues Duarte Coutinho, UNIREDENTOR

Psicóloga Clínica . Pós graduada em neuropsicologia. Pós graduada em "Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Pós graduada  em Terapia Cognitiva e Comportamental. Psicóloga do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

Santos, M. F. R. dos, & Coutinho, N. R. R. D. (2023). A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: O PENSAMENTO, O COMPORTAMENTO E O TERAPEUTA COMO FERRAMENTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4838–4849. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11543