AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DE PSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Autores

  • Joyce Farailde Mendes Mariotti Universidade Santo Amaro - UNISA
  • Andressa Alves Santos Universidade Santo Amaro - UNISA
  • Gisele Maria da Silva Universidade de Santo Amaro- UNISA
  • Karine Cândido Rodrigues Faculdade de Medicina da USP
  • Paula Oliveira Silva Faculdade De Ciências Médicas Da Santa Casa De São Paulo
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade Santo Amaro - UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8970

Palavras-chave:

Psicoterapia. Depressão. Abordagens.

Resumo

A depressão é uma doença que atinge cerca de 4,4% da população sendo considerada uma das doenças que mais incapacitam indivíduos no mundo. Dentre as várias formas de tratamento, existe a possibilidade de seu tratamento estar aliado a psicoterapia, que por sua vez, possui diversas abordagens para acessar as demandas do paciente. O objetivo da presente pesquisa é identificar qual abordagem da psicoterapia tem se mostrado mais eficaz frente ao tratamento da depressão. Metodologia: Foi realizada uma revisão da bibliografia, consultando as bases de dados indexadas SciElo, Lilacs e Medline, no período de 2012 a 2022. Os critérios de inclusão foram artigos nacionais, nos períodos dos últimos dez anos e que estivessem na língua portuguesa. Resultados: verificou-se que a Terapia Cognitiva Comportamental foi identificada com um maior enfoque de resultados, advindo provavelmente de um maior número de trabalhos publicados, enquanto as demais psicoterapias apresentaram efetividade também quando aliadas a farmacologia. Conclusão: Foram identificadas diversas abordagens de tratamentos psicoterapêuticos que trouxeram benefícios aos pacientes, resultando na diminuição dos sintomas depressivos entre os sujeitos estudados, bem como nas pesquisas avaliadas. Novas pesquisas de revisão bibliográfica ao nível internacional são imprescindíveis, com a finalidade de mapear as diferentes metodologias psicoterapêuticas mais eficazes e assertivas para os diferentes níveis de gravidade e necessidade do paciente acometido com o transtorno depressivo.

Biografia do Autor

Joyce Farailde Mendes Mariotti, Universidade Santo Amaro - UNISA

Graduação em Psicologia pela Universidade Santo Amaro (2022). CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5333997138721931.

Andressa Alves Santos, Universidade Santo Amaro - UNISA

Graduação em Psicologia pela Universidade Santo Amaro (2022). CV lattes: https://lattes.cnpq.br/6435940777559346. 

Gisele Maria da Silva, Universidade de Santo Amaro- UNISA

Graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (2022) e graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2009). CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5450859181109233. 

Karine Cândido Rodrigues, Faculdade de Medicina da USP

Doutoranda em Ciencias  da Saude- Faculdade de Medicina da USP/ Mestre em Ciências da Saúde -Faculdade de Medicina da USP/ Especialista em Psicologia Hospitalar-HCFMUSP/ Professora e Supervisora Universidade Santo Amaro/ Psicologa Hospitalar responsável pelo ambulatório de Câncer Hereditario Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Preceptora da Residência Multiprofissional/ Psicolóloga em Atenção Psicossocial e Professora da Especialização em Atenção Psicossocial SPDM CAPS Itapeva. CV Lates: http://lattes.cnpq.br/9272353246245437.

Paula Oliveira Silva, Faculdade De Ciências Médicas Da Santa Casa De São Paulo

Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA -2004) com 18 anos de experiência em atendimento com a Terapia cognitivo-comportamental, atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplinas e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. CV lattes: https://lattes.cnpq.br/5285018332959167.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro - UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil, em diversas disciplinas; Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Programa de Apoio Psicológico da UNISA (PAPU); Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais. CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0913875901013757

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Mariotti, J. F. M. ., Santos, A. A. ., Silva, G. M. da ., Rodrigues, K. C. ., Silva, P. O. ., & Pucci, S. H. M. . (2023). AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DE PSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1657–1672. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8970