PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12424Palavras-chave:
Colaboração Intersetorial. Educação em saúde. Promoção da Saúde Escolar. Equipe Multiprofissional.Resumo
Promover saúde significa capacitar a comunidade a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde, com o intuito de elaborar intervenções que transformem o potencial adoecer em saúde. Esta prática pode ser relevante em diversos contextos, e um deles é o ambiente escolar. O método e a linguagem para o público infantil tem a particularidade de utilizar as estratégias lúdicas como recurso, que são significativas para o desenvolvimento psíquico da criança, já que sua comunicação está no ato de brincar. Este relato tem por objetivo descrever uma intervenção realizada no território de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por residentes das áreas de Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia, em um Centro de Educação Infantil (CMEI). Foram realizadas 6 ações, com duração de 30 minutos. Participaram aproximadamente 150 crianças, de 2 a 5 anos. Ações de educação em saúde demonstraram ser significativas para buscar a qualidade de vida, sugerindo que mais atividades nesse sentido possam ser realizadas com as comunidades de modo geral.A contação de histórias aliada a atividades lúdicas e rodas de conversa se mostrou uma ferramenta efetiva na promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY