PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Marilia Cristina Pinto Universidade Federal do Paraná-UFPR
  • Isabela de Matos de Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karina Boska Menon Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12424

Palavras-chave:

Colaboração Intersetorial. Educação em saúde. Promoção da Saúde Escolar. Equipe Multiprofissional.

Resumo

Promover saúde significa capacitar a comunidade a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde, com o intuito de elaborar intervenções que transformem o potencial adoecer em saúde. Esta prática pode ser relevante em diversos contextos, e um deles é o ambiente escolar. O método e a linguagem para o público infantil tem a particularidade de utilizar as estratégias lúdicas como recurso, que são significativas para o desenvolvimento psíquico da criança, já que sua comunicação está no ato de brincar. Este relato tem por objetivo descrever uma intervenção realizada no território de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por residentes das áreas de Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia, em um Centro de Educação Infantil (CMEI). Foram realizadas 6 ações, com duração de 30 minutos. Participaram aproximadamente 150 crianças, de 2 a 5 anos. Ações de educação em saúde demonstraram ser significativas para buscar a qualidade de vida, sugerindo que mais atividades nesse sentido possam ser realizadas com as comunidades de modo geral.A contação de histórias aliada a atividades lúdicas e rodas de conversa se mostrou uma ferramenta efetiva na promoção da saúde.

Biografia do Autor

Marilia Cristina Pinto, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná.  Residência em Saúde Coletiva pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná UFPR. 

Isabela de Matos de Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Residência em Saúde Coletiva pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa. Graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE.

Karina Boska Menon, Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Residência em Saúde Coletiva pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa. Graduação em psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro. 

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Pinto, M. C., Freitas, I. de M. de, & Menon, K. B. (2023). PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2814–2824. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12424