CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Diego do Carmo UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18289

Palavras-chave:

Contação de Histórias. Alfabetização. Desenvolvimento Cognitivo.

Resumo

A ação de contar histórias deve ser utilizada dentro do espaço escolar, não somente com caráter lúdico, mas exercitado em momentos estanques da prática, adentrar a sala de aula, como metodologia que enriquece a prática docente, ao mesmo tempo em que promove conhecimentos e aprendizagens múltiplas. O presente artigo busca analisar a importância do ato de contar histórias, e sua influência no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança no processo de alfabetização. O artigo no seu desenvolvimento traz a história da literatura infantil no Brasil pautando sua situação atual, e em seguida a importância desse ato apontando suas contribuições no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e a importância de um professor preparado, em constante formação. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico.

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Biografia do Autor

Diego do Carmo, UNIOESTE

Doutorando em Geografia - Professor da rede SEMED e SEED. UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão. 

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

Carmo, D. do. (2025). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 159–168. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18289