O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Maria Alves Linhares Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Joana D'arc Magalhães de Holanda Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Juliana Portalete Silva Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Kellen Fabiane Ferreira Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Roger Viana de Queiroz Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Sara Oliveira e Silva Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10839

Palavras-chave:

Literatura infantil. Conto de fadas. Contação de história. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a discussão acerca da importância do trabalho com o gênero textual conto e a contação de histórias nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, a partir de um trabalho bibliográfico, trazemos o conceito de gênero conto e a contação de como estratégia fundamental no contexto do processo de ensino-aprendizagem, apresentando maneiras de se utilizar a técnica corporal e oral para aprimorar a contação de história e, com isso, incentivar a prática e o hábito da leitura nos educandos. Concluímos que os contos de fadas podem e devem ser utilizados para além de um momento prazeroso, levando no decorrer do desenvolvimento da criança para uma vida adulta experiências culturais e lições de vida.

Biografia do Autor

Ana Maria Alves Linhares, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura Plena em Formação de Professores do Ensino Fundamental 1 pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade 7 de Setembro - UNI7. Mestranda em Educação, com especialização em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber.

Joana D'arc Magalhães de Holanda, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialização em Gestão Geral e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Maciço Do Baturité - FMB. Mestranda em Educação, com especialização em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) Funiber.

Juliana Portalete Silva, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas. Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo – UNICID. Pós-graduação em Psicopedagoga Institucional pela Universidade de São Paulo - UNICID. Cursando 8° semestre - Administração pela Cruzeiro do Sul. Mestranda em Educação, com especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber.

Kellen Fabiane Ferreira, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Pedagogia em Docência e gestão educacional pela Universidade Estadual do Centro - Oeste - Unicentro. Pós-graduação em Educação Especial - com Ênfase na deficiência múltipla pela faculdade São Braz. Pós-graduação: Educação infantil e anos iniciais pela faculdade UNINA. Mestranda em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber

Roger Viana de Queiroz, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura em Educação Física pela Estácio. Pós-graduado em Psicomotricidade Clínica e Institucional pela Faculdade Plus. Mestre em Educação, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) Funiber.

Sara Oliveira e Silva, Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing pela FASETE. Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Pós-graduanda em Didática e Práticas em Alfabetização pela Faculdade Jardins. Mestranda em Educação, com especialização em TICs na Educação, pela Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Linhares, A. M. A., Holanda, J. D. M. de, Silva, J. P., Ferreira, K. F., Queiroz, R. V. de, & Silva, S. O. e. (2023). O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 529–545. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10839